East Coast hip hop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de East coast hip hop)
East Coast hip hop (Underground,Hardcore)
Origens estilísticas Uma forma da música hip hop que combina os elementos jamaicanos dancehall e o toasting com o R&B e o disco, juntamente com o soul e o jazz.
Contexto cultural Cidade de Nova Iorque no final da década de 1970
Instrumentos típicos Caixa de ritmos, Bateria, rapping, sampler, metais, piano, beatbox
Popularidade Iniciou durante a década de 1980 e alcançou o mainstream em meados da década de 1990
Formas regionais
Cidade de Nova Iorque - Filadélfia - Nova Jérsei - Boston - Baltimore - Washington, D.C. - Virginia Beach - South Bronx

A East Coast hip hop (ou Hip Hop da Costa leste) foi um subgênero regional do hip hop, que teve sua origem na cidade de Nova Iorque, durante a década de 1970.[1] Tinha como rival a Costa Oeste. Tal rivalidade motivou a briga dos dois principais representantes de cada área: Tupac Shakur, da Costa Oeste, e posteriormente, The Notorious B.I.G., da Leste.[2]

Nascimento da East Coast Hip-Hop[editar | editar código-fonte]

A East Coast começou a ficar conhecida por EPMD, Run DMC, KRS-One, Public Enemy e Boogie Down Productions, LL Cool J entre outros grandes nomes do Hip-Hop.

Renascimento da East Coast[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 80,a West Coast dominava a cena do Hip-Hop com o estilo Gangsta Rap.Os grupos de Hip-Hop NWA, South Central Cartel e Compton's Most Wanted.A cena da East Coast Hip-Hop estava esquecida até que o grupo de Hip-Hop Black Moon estrear com Enta Da Stage contribuindo para o renascimento da East Coast Hip-Hop.O rapper Nas ajudou com o inesquecível Illmatic considerado um dos melhores álbuns de Hip-Hop da década.The Notorious Big com Ready To Die, Jeru the Damaja com The Sun Rises In The East, Method Man com Tical e Mobb Deep com The Infamous.

Rivalidade costeira[editar | editar código-fonte]

Em 1994, o rapper Tupac Shakur levou cinco tiros na gravadora de Notorious B.I.G. Tupac e Big até então eram amigos e frequentemente eram vistos juntos. Após o lamentável episódio Tupac não tinha dúvidas quanto ao fato e acusava Notorious de ter armado para ele.

Pouco tempo depois Biggie gravou "Who Shot Ya?" ("Quem Atirou em Você?") uma música que questiona Tupac e que afirma que ele estava errado nas acusações que estava fazendo contra ele.

Tupac respondeu com "Hit Em Up" uma música que contém diversos insultos a rappers da Costa Leste, entre eles a: Lil' Kim (ex-Junior M.A.F.I.A., grupo ligado a Notorious B.I.G), aos membros do Mobb Deep e insultos diretos a Big e a sua esposa Faith Evans.

Tupac afirmou que teria tido relações sexuais com a mulher de Biggie, mãe de Christopher Wallace Jr (filho do Notorious B.I.G). Faith sempre negou ter tido qualquer tipo de relação com o rapper da Costa Oeste.

Em 13 de setembro de 1996 Tupac foi assassinado, e até hoje muitas pessoas acreditam que Notorious tem ligação direta com a morte dele. Em outubro de 1996, o grupo Westside Connection (de Ice Cube, Mack 10 e WC) lançam o álbum Bowl Down que tem a maioria das músicas humilhando os rappers da Costa Leste: B-Real do Cypress Hill e Common.

Em março de 1997 Notorious B.I.G é assassinado, e todos especulam que seu assassinato seria uma vingança por Tupac. Isto causou um grande choque nas duas costas. Todos já estavam tristes com a morte de Eazy-E. A morte de Tupac e Biggie causou grande comoção e acirrou ainda mais a rivalidade que já era grande entre os membros do Hip Hop das duas costas.

Em 1999, com o intuito de amenizar a Rivalidade entre a Costa Oeste e a Costa Leste, a MTV norte-americana colocou lado a lado as mães dos dois Rappers: Senhora Voletta Wallace (Mãe de Biggie) e a Sra. Afeni Shakur (Mãe de Tupac) acompanhadas por Will Smith na entrega de uma premiação ao Rapper Jay-Z, no VMA de 1999. Este momento marcante foi aplaudido de pé por todos os presentes naquele VMA, e é tido também como um momento importante em nome do Hip Hop, pelo fim da violência no movimento.

Nos dias de hoje[editar | editar código-fonte]

Em 1996, o rapper Busta Rhymes lançou o seu primeiro álbum The Coming trazendo a Costa Lest de volta ao mainstream. Nos dias de hoje a Costa Leste tem artistas como Talib Kweli, 50 Cent, Eminem, Slum Village entre outros. Hoje em dia a rivalidade entre as costas, aparentemente está resolvida.

Referências

  1. «East Coast Hip-Hop - What Is East Coast HIp-Hop Hip». about.com. Consultado em 26 de Dezembro de 2010 
  2. «Explore: East Coast Rap | AllMusic». www.allmusic.com. Consultado em 26 de Dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre hip hop, integrado ao Projeto Hip hop é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.