Eberhard von der Mark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eberhard von der Mark
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo-emérito de Valência
Príncipe-bispo de Liège
Info/Prelado da Igreja Católica

Título

Cardeal-presbítero de São Crisógono
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 13 de maio de 1506
Ordenação episcopal 17 de maio de 1506
Nomeado arcebispo 25 de junho de 1520
Cardinalato
Criação 9 de agosto de 1520 pelo Papa Leão X
Brasão
Dados pessoais
Nascimento Sedan
31 de maio de 1472
Morte Liège
27 de fevereiro de 1538 (65 anos)
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Eberhard von der Mark, também conhecido como Érard de la Marck ou Erardo della Marca (Sedan, 31 de maio de 1472 - Liège, 27 de fevereiro de 1538) foi um arcebispo e cardeal germânico, nascido no Sacro Império Romano-Germânico, foi arcebispo de Valência e príncipe-bispo de Liège.

Biografia

Terceiro filho de Robert von der Mark, senhor de Arenberg e duque de Bouillon e Sedan e de Jeanne Marley, Senhora da Saulcy. Estudou na Universidade de Colônia desde setembro de 1485 e obteve sua graduação.

Em 1483 foi nomeado cônego do cabido da catedral de Liège, em 1484, tornou-se cônego da Sé Catedral de Trier.

Em 1497, foi para Roma, onde foi nomeado protonotário apostólico. Acumulou diversas vantagens: cônego da Catedral de Tours, prior comandatário do convento beneditino de São Marco, em Chalon-sur-Saône, reitor da paróquia Lenduyc da Arquidiocese de Reims e prior de Notre-Dame Cunault na diocese de Angers.

Em 1505 ele foi enviado por Luís XII ao imperador Maximiliano I, como embaixador, e depois acompanhou o rei em expedições contra o Gênova.

Em 25 de fevereiro de 1506, foi eleito bispo de Liège e ocupou a cátedra até sua morte. Apesar de todos os benefícios acumulados, ainda não tinha sido ordenado. Em 13 de maio de 1506, foi ordenado diácono e sacerdote. No dia 17 daquele mês, ele foi consagrado bispo por Libert von Broechem, bispo-titular de Beirute.

Em 5 de novembro de 1507 Chartres o elege por unanimidade o bispo, somente vindo a se demitir em 29 de março de 1525.

Em 1509 ele mudou suas alianças da França para o Império e, em 22 de abril, obteve a investidura como príncipe-bispo. Em 1518, um contrato com Liège fez da jurisdição um protetorado dos Habsburgos, chocando-se com os protestos na Holanda. Quando o imperador deu muitos privilégios da cidade, como a deslocamento do tribunal de recurso de Speyer, o protesto acabou.

Em 1519, foi nomeado administrador apostólico da Arquidiocese de Valência, mas ele nunca visitou a diocese, que governou por bispos-auxiliares.

O Papa Leão X o guindou ao posto de cardeal, a pedido de Carlos V, no consistório de 9 de agosto de 1520. Em 5 de janeiro de 1521 recebeu o barrete cardinalício e o título de cardeal-presbítero de São Crisógono.

Impôs à Universidade de Lyon que deveria condenar as idéias de Lutero e foi o primeiro bispo do império a acompanhar a bula Exsurge Domine de excomunhão.

Após a sua criação como cardeal, seu irmão Robert tomou partido francês, que fez guerra ao império, a quem se manteve fiel Eberhard. Não participou de nenhum conclave.

Em 1537, acolheu com grande pompa o cardeal Reginald Pole, que foi caçado por assassinos de Eduardo VIII.

Construiu um esplêndido palácio, em Liège e restaurou a Catedral Episcopal. Ele emitiu leis rigorosas contra os criminosos e vagabundos no Principado.

Morreu em 27 de fevereiro de 1538 e foi enterrado em um túmulo magnífico que foi construído no meio do coro da catedral de Liège. Este túmulo foi destruído pela Revolução Francesa de 1811 e seus restos descansam na igreja de St. Paul, em Liège.

Ligações externas

Precedido por
Jean van Horn
Brasão episcopal.
Bispo-príncipe de Liège

15061507
Sucedido por
Cornelis van Bergen
Precedido por
René d’Illiers
Brasão episcopal.
Bispo de Chartres

15071525
Sucedido por
Louis Guillard
Precedido por
Afonso de Aragão
Brasão arquiepiscopal.
Arcebispo de Valência

15201538
Sucedido por
Georges d’Autriche
Precedido por
Albrecht von Brandenburg
Cardeal.
Cardeal-presbítero de São Crisógono

15211538
Sucedido por
Girolamo Aleandro