Ecce Homo (Elías García Martínez)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ecce Homo
Autor Elías García Martínez
Técnica Fresco
Localização Santuario de la Misericordia, de Borja


Ecce Homo (em latim , traduzido: " Este é o homem "ou" Eis o Homem ") é uma pequena pintura de um professor de arte espanhol Elías García Martínez, no Santuário da Misericórdia de Borja, Província de Saragoça, Espanha. Segundo a imprensa esta pintura é de valor artístico modesto ("baixo valor" [1] / "pouca importância artística"[2] ), mas tornou-se famoso no mundo inteiro, devido a uma tentativa de restauração de uma senhora octogenária (de acordo com as autoridades locais).[3]

O trabalho terá sido executado por Elías García Martínez na primeira década do século XX,[4] na cidade onde costumava passar as suas férias, com as palavras: "Este é o resultado de duas horas de devoção a Nossa Senhora da Misericórdia".[5] García Martínez foi professor na Escola de Arte Zaragoza.

A pintura passou para o status de fenômeno na internet em agosto de 2012 após o afresco ser repintado pela amadora de 81 anos Cecilia Giménez. Um correspondente da BBC disse que o resultado parece um "esboço de um macaco muito peludo em uma túnica mal ajustada".[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Rocío Huerta (22 de agosto de 2012). La restauración de un ‘Ecce homo’ se convierte en un sainete mundial EL PAÍS. Visitado em 24 de agosto de 2012.
  2. John Hall (22 de agosto de 2012). Elderly woman destroys 19th-century Spanish fresco by Elias Garcia Martinez in botched restoration The Independant. Visitado em 24 de agosto de 2012.
  3. Elena Pérez (21 de agosto de 2012). La 'restauración' de una pintura mural en una iglesia de Borja acaba en "chapuza" El Heraldo. Visitado em 24 de agosto de 2012.
  4. Informe sobre el Ecce Homo de la Iglesia del Santuario de Misericordia de Borja realizado por Albarium
  5. Huerta, Rocío. «Restauradores profesionales tratarán de recuperar el eccehomo», El País, 22-08-2012. Consultado el 25 de agosto de 2012. (en español)
  6. Spanish fresco restoration botched by amateur BBC. Visitado em 23 August 2012.