Ecfanto, o Pitagórico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ecfanto, o Pitagórico
Nascimento Desconhecido
ancient Syracuse
Morte século IV a.C.
Ocupação astrônomo, filósofo

Ecfanto (em grego clássico: Ἔκφαντος) terá sido um filósofo grego pré-socrático obscuro, e que pode não ter realmente existido.[1] Está identificado como um pitagórico do século IV a.C. e um apoiador da teoria heliocêntrica. Descrito como oriundo de Siracusa, pode ou não ser a mesma figura que o atestado Ecfanto de Crotona.

Ecfanto aceitou a existência de átomos. Ele aceita a existência de um espaço vazio, vazio. Ecfanto afirmava que o Cosmos é feito de átomos e que há apenas um Cosmos (Universo) governado pela providência (πρόνοια). Terá sido o primeiro dos pitagóricos a atribuir substância física às unidades pitagóricas.

Ecfanto, como Heráclides de Ponto, acreditava que a Terra girava em torno de seu centro de oeste para leste, como uma roda, como se tivesse um eixo, o estado.[2]

Notas e referências

  1. Alguns acadêmicos têm argumentado que Hicetas e Ecfanto, ambos de Siracusa, não foram figuras históricas totalmente mas de preferência personagens nos diálogos escritos por Heráclides do Ponto. Da Stanford Encyclopedia of Philosophy, artigo Pitagoreanismo.
  2. Eusebius, Praeparatio evangelica, Book 15, chapter 58, section 3, line 1, Ἡρακλείδης ὁ Ποντικὸς καὶ Ἔκφαντος ὁ Πυθαγόρειος κινοῦσι μὲν τὴν γῆν, οὐ μήν γε μεταβατικῶς, ἀλλὰ τρεπτικῶς τροχοῦ δίκην ἐνηξονισμένην, ἀπὸ δυσμῶν ἐπ' ἀνατολὰς περὶ τὸ ἴδιον αὑτῆς κέντρον.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]