Echo & the Bunnymen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Echo & The Bunnymen)
Ir para: navegação, pesquisa
Echo & the Bunnymen
Bunnymen 2005-08-06.jpg
A banda em concerto em 2005 na Itália
Informação geral
Origem Liverpool, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Pós-Punk
Rock Alternativo
Período em atividade 1978-1992; 1996-atualmente
Gravadora(s) Zoo Records
Warner Bros. Records
Euphoric Records
London Records
Cooking Vinyl

Korova

Página oficial www.BunnyMen.com
Integrantes Ian McCulloch
Will Sergeant
Ex-integrantes Les Pattinson, Pete de Freitas, Noel Burke, Jake Brockman, Damon Reece

Echo & the Bunnymen é uma banda inglesa de pós-punk formada em Liverpool, em 1978. Entre suas influências destacam-se The Beatles, The Velvet Underground e The Doors.

História[editar | editar código-fonte]

As origens da banda remontam ao final dos anos 70, quando Ian McCulloch, Pete Wylie e Julian Cope formam os The Crucial Three. Em 1977, Wylie e Cope deixam o grupo para criar os The Teardrop Explodes e os Whah!, respectivamente.

Em 1978, McCulloch, juntamente com Will Sergeant, criam o duo Echo, utilizando uma caixa de ritmos em substituição da bateria. No mesmo ano, o baixista Les Pattinson junta-se à banda, e realizam o seu primeiro concerto ao vivo no clube Eric, em Liverpool, com o nome Echo & The Bunnymen.

No ano seguinte, em 1979, a banda lança o primeiro single, Pictures on My Wall, e o sucesso deste dá-lhes um contrato com a editora Korova. O baterista Pete de Freitas entra para o grupo.

Em 1980, gravam o primeiro álbum de originais, Crocodiles que, juntamente aos dois trabalhos seguintes, Heaven Up Here (1981) e (Porcupine) (1983), traz reconhecimento à banda. Porcupine chega ao #2 das tabelas do Reino Unido.

Em (1984), o álbum Ocean Rain, com o single The Killing Moon, entra, mais uma vez, para o Top Ten das tabelas, atingindo a quarta posição, no Reino Unido, e entrando para o Top 100, nos EUA.

Três anos depois, os Echo & The Bunnymen lançam novo álbum que atinge a posição #51 nos EUA, o melhor lugar até à data, e o quarto lugar no país natal. Alguns dos primeiros shows do novo álbum ocorrem no Brasil, em abril de 1987. As apresentações são lembradas até hoje como das melhores que passaram pelo país naquele período, e imagens da banda nas ruas do Rio de Janeiro e de shows na extinta casa carioca Canecão são utilizadas no videoclipe da faixa "The Game", que abre o disco. Outro single extraído foi "Lips Like Sugar".

No entanto, o álbum não apresenta nenhuma evolução nos trabalhos da banda, e McCulloch abandona o grupo para trabalhar a solo. Em 1989 edita Candleland, e no ano seguinte Mysterio. No mesmo ano, o baterista Pete de Freitas morre em um acidente de moto em Londres, aos 27 anos. Neste período, Noel Burke substitui McCulloch nos vocais, e lançam Reverberation.

Em 1994, McCulloch forma os Electrafixion com Will Sergeant. Mais tarde, em 1997, é a vez de Pattinson se juntar, e de novo reúnem os Echo & the Bunnymen.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação original[editar | editar código-fonte]

Outros integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Echo & the Bunnymen
Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.