Pitch Black

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eclipse Mortal)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pitch Black
Eclipse Mortal (PT)
As Crônicas de Riddick - Eclipse Mortal (BR)
 Estados Unidos
2000 • cor • 109 min 
Direção David Twohy
Roteiro Jim Wheat
Ken Wheat
David Twohy
Elenco Vin Diesel
Radha Mitchell
Claudia Lee Black
Cole Hauser
Keith David
Lewis Fitz-Gerald
Género ficção científica
Idioma inglês
árabe
Cronologia
Último
Último
The Chronicles of Riddick
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Pitch Black (br: As Crônicas de Riddick - Eclipse Mortal / pt Eclipse Mortal) é um filme norte-americano de ficção científica de 2000, que traz como protagonista o criminoso Riddick. Este filme faz parte da série The Chronicles of Riddick.

No filme, o perigoso criminoso Richard B. Riddick (Vin Diesel) está a ser transportado para a prisão numa nave espacial de carga, quando esta é danificada por detritos de um cometa e é forçada a uma aterragem de emergência num planeta desértico e vazio. Riddick escapa. No entanto, quando criaturas alienígenas predadoras voadoras começam a atacar os sobreviventes, Riddick junta forças com a equipa para desenvolver um plano para escapar do planeta.

O orçamento total do filme foi estimado em $USD 23 milhões. Foi um êxito nos EUA e facturando mais de $USD 53 milhões em todo o mundo. Desde então, desenvolveu o seu próprio culto, em particular em torno do anti-herói Riddick. A sequela, 'As crónicas de Riddick', foi lançada em 2004.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No século 27 (2676 dC), a trajectória da espaçonave cargueira Hunter-Gratzner, com os seus tripulantes e passageiros em suspensão criogénica, é interceptada pela cauda de um cometa. Fragmentos do cometa rompem o casco e matam alguns tripulantes, incluindo o capitão. O restante da tripulação é despertada automaticamente pelo sistema de segurança e a piloto Carolyn Fry (Radha Mitchell) tem de realizar uma aterragem forçada num planeta próximo, chamado Hades, ocorrendo o desacoplamento do compartimento dos passageiros na reentrada. Embora muitos sobrevivam, a espaçonave é totalmente perdida. Os sobreviventes encontram um planeta inóspito, desértico e estéril, com uma órbita em volta de três sóis, mantendo-se a superfície permanentemente iluminada pela luz do dia. Os sobreviventes descobrem então que um dos passageiros é um criminoso perigoso, Richard B. Riddick (Vin Diesel), que escapou da cela de segurança durante o acidente. Ao investigar a área, percebem que havia vida no planeta há muito tempo atrás, por encontrarem ossadas secas de animais e indagam-se acerca do que pode ter acontecido, que possa ter esterilizado todo o planeta, além da ocorrência frequente da luz do dia. Riddick é então perseguido por um caçador de recompensas chamado William J. Johns (Cole Hauser), que o escoltava durante a viagem. Enquanto isso, um dos sobreviventes desaparece misteriosamente enquanto investigava uma caverna nas proximidades do local onde estavam a enterrar os corpos. Johns consegue recapturar Riddick e este é acusado de assassinar os sobreviventes, mantido então sob guarda constante.

O grupo de sobreviventes encontra mais tarde uma base abandonada de pesquisas geológicas e tenta usá-la para encontrar uma fonte de abastecimento de água e uma nave espacial que possam usar para escapar do planeta, embora acabem por descobrir que as células de ignição têmm falta da potência necessária para a iniciar. Vêm depois a saber que em Hades existe uma espécie alienígena de criaturas vorazes chamadas "Bioraptors" ou "demónios", que matou toda a população de cientistas e colonos, além de toda a biosfera do planeta. Estas criaturas sobrevivem apenas nas trevas, ou seja, são sensíveis à luz e habitam nas galerias subterrâneas do planeta e podem surgir à superfície apenas uma vez a cada 22 anos, quando há um mês de eclipse. Os sobreviventes, na base, descobrem uma montagem mecânica astronómica da órbita de Hades e do seu sistema. Percebem então que os sóis se irão alinhar brevemente e serão eclipsados pelo planeta que orbíta em seu redor, mergulhando a superfície na escuridão total por um mês. Rapidamente regressam à nave caída, para recolher as células de energia sobresselentes e outros utensílios e para ir buscar os que ficaram nela antes que isso ocorra.

Quando começam a viagem de volta ao local da queda para a base, a resolução do eclipse começa e os bioraptors começam a emergir das cavernas subterrâneas e a atacar os sobreviventes. Riddick explica que foi submetido anteriormente a uma cirurgia ilegal realizada aos seus olhos na prisão, que lhe deu uma visão nocturna perfeita e o grupo entende que é necessário confiar nele para os levar em segurança. Mais tarde, Riddick percebe que Jack (Rhiana Griffith), um jovem sobrevivente fugitivo é na verdade do sexo feminino, disfarçado de rapaz e que se encontra no seu ciclo menstrual. Riddick diz aos outros que o seu sangue está a atrair os bioraptors pelo olfacto. Quando Johns sugere deixar Jack para trás, para atrair as criaturas à distância, Riddick em combate, causa feridas a Johns e deixa-o como isca, sendo depois morto pelas criaturas. O grupo fica então reduzido a Riddick, Fry, Jack e ao muçulmano líder do grupo religioso Imam (Keith David). Decidem-se pelo caminho mais curto, porém mais perigoso e entram num desfiladeiro. Mas para dificultar mais ainda as coisas, começa a chover torrencialmente no planeta, por causa do arrefecimento causado pelo eclipse. Riddick deixa então os outros três numa caverna nas proximidades, tapa a entrada com uma enorme pedra e leva sozinho as células de energia pelo resto do caminho até a base. Mas os bioraptors começam a cercá-los na caverna. O grupo cercado descobre então seres (vermes) com bioluminescência na caverna, que agrupados, conseguem manter os demónios à distância. Preocupada, Fry sai então da caverna (deixando os outros dois lá) e segue Riddick utilizando a luz dos vermes. Encontra-o pronto para fugir sozinho, mas convence-o a ajudá-la a resgatar o Jack e o Imam, dizendo-lhe que estaria disposta a sacrificar a sua vida por eles.

Depois de Riddick ir à caverna buscá-los, todos eles vão para a espaçonave. As criaturas cercam-no então e conseguem ferí-lo, porém ele atrai-as para um outro local afastado e consegue matar alguns. Ferido e quase perto de sucumbir, no último instante Fry consegue salvá-lo, sacrificando a sua própria vida, interpondo-se entre ele e os monstros, que a levam. Riddick consegue então escapar para dentro da nave e enquanto se preparam para accionar a descolagem, aguarda até ao último minuto possível para matar o maior número de bioraptors com a ignição do motor da espaçonave e assim descolam. Como estão a deixar o planeta, Jack pergunta o que devem eles dizer quando se depararem com outros caçadores de recompensas, mercenários ou outros agentes da lei a perguntar onde encontrar Riddick. Riddick responde:

"O Riddick? Morreu em algum lugar deste planeta."

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Pitch Black foi inaugurado em 1832 cinemas em 18 de fevereiro de 2000, arrecadando $USD 11,577,688, no seu fim de semana de abertura e o #4 no ranking de bilheterias. O filme teve um rendimento interno bruto de $USD 39,240,659 e um rendimento externo bruto de $USD 13,947,000, dando-lhe um total mundial de $USD 53,187,659. Aquando do seu lançamento, o filme foi recebido com críticas mistas principalmente, e recebeu uma avaliação de 55% no website Rotten Tomatoes, baseada em 101 comentários deixados, com uma classificação média de 5.6/10 (com uma taxa de aprovação de 36% dos críticos de cima).

Trabalhos relacionados[editar | editar código-fonte]

O filme da sequela (do autor, que não fez questão de verificar se a tradução estava correta), The Chronicles of Riddick (2004), também foi dirigido por David Twohy. Um curto filme animado lançado no mesmo ano,The Chronicles of Riddick: Dark Fury (2004), foi dirigido por Peter Chung. Dark Fury faz a ponte entre Pitch Black e Chronicles of Riddick. Em 2000, uma prequel de Pitch Black foi lançado chamado Into Pitch Black, que era suposto ser um filme documentário. The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay, um jogo para o Xbox e o PC, também foi lançado em 2004 para críticos aclamação. Um remake do Butcher Bay, incluindo uma nova campanha, foi lançado para o Xbox 360, PlayStation 3 e PC em 7 de abril 2009, sob o título The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena. A partir de 2009, duas sequências de ação ao vivo de The Chronicles of Riddick estavam em desenvolvimento com os dois David Twohy eVin Diesel em anexo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]