Tela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ecran)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Abril de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo "tela", mesmo no sentido de "suporte de uma imagem", pode se referir a diferentes objetos. Uma tela (português brasileiro) ou ecrã (português europeu) (que registra ainda a grafia francesa écran) é uma superfície esticada, feita com tecido ou vidro, utilizada para cobrir um vão ou projetar uma imagem sem impedir a passagem de luz.

Tela de monitor[editar | editar código-fonte]

AWIPS-3-head-workstation.jpg

A tela é a parte principal do Monitor de vídeo, onde se forma a imagem.

Tela de projeção[editar | editar código-fonte]

Em Comunicação, as telas (ou ecrãs) fazem parte de várias tecnologias de uso da imagem (principalmente a imagem em movimento ou animada), principalmente as telas de projeção cinematográfica e as telas de televisão. Até recentemente, a maior parte das telas dos aparelhos televisores era abaulada ou curva, mas estas vêm sendo substituídas por telas planas que, supostamente, distorcem menos a imagem. A principal diferença entre a tela de uma sala de exibição de cinema e a de um televisor é que, enquanto a primeira é fosca (não tem luz própria) e recebe a luz projetada pelo projetor, a segunda emite luz artificial elétrica.

Tela de pintura[editar | editar código-fonte]

3D Schildersdoek.JPG
Ver também Lona (termo mais usado em Portugal).

Em Serigrafia, uma tela de monofilamentos de poliester ou Poliamida é utilizada para compor em negativo a imagem que receberá pasta para ser transposta para o tecido.

Material[editar | editar código-fonte]

Em Padronagem é o ligamento mais simples e que demanda teares menos sofisticados. Possui avesso e direito identicos, sendo que no reps e canele essa caracteristica se perde. No caso dos panama se mantem.

Outros contextos[editar | editar código-fonte]

Em Decoração e Design de interiores, uma tela é utilizada principalmente em janelas para vedar o ambiente sem impedir a passagem de luz e ar, como no caso das telas contra mosquitos e outros insetos (em Portugal e Moçambique chamam-se redes mosquiteiras).

Em termos radiológicos, o ecrã tem como função intensificar e responder aos raios X em forma de luz. A imagem gerada no ecrã é relacionada às diferenças de densidades que compõe o corpo humano, onde as estruturas ósseas geram sombra, pois absorvem os feixes de raios-X, e os tecidos geram no ecrã, emissão de luz. O ecrã é fabricado com elementos químicos da família fosforosa, pois os raios X conseguem durante a interação com esses elementos químicos a fosforescência (emissão de luz). Dentro do chassi, há dois ecrãs, um chamado anterior e outro posterior. Aparentemente os dois parecem ser iguais, mas o posterior é mais grosso que o anterior. Esse sistema foi desenvolvido para sanar a perda da intensidade do feixe principal de raios-X, devido a atenuação decorrente da interação do feixe principal com a parte (paciente), o ecrã anterior e o filme.

O ecrã é muito sensível, por isso ao ecrã posterior (localizado na tampa do chassi) foi acoplado a uma fina chapa de chumbo, para que o chassi, com a tampa voltada para a ampola produtora de raios X não deturpe o filme antes ou depois de utilizado.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.