Edgar von Wahl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Edgar von Wahl (também chamado Edgar de Wahl - Olviopol, 11 de agosto de 1867 - Estônia, 1948) foi o criador da língua auxiliar internacional telefonema Ocidental ou Interlingue.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Olviopol, Império Russo, atual cidade de Pervomaysk, na Ucrânia) a 11 de agosto de 1867 (segundo o calendário juliano). Estudou em São Petersburgo, e trabalhou durante a maior parte de sua vida profissional na cidade de Tallinn na Estónia (cidade também conhecida como Reval).

Primeiro foi um adepto do Volapük, e mais tarde foi um dos primeiros falantes do Esperanto, e ainda que aconselhou a Zamenhof sobre alguns pontos de gramática e vocabulário da nova língua. Renunciou ao uso do esperanto após vários anos e durante as décadas seguintes trabalhou na questão da forma ideal de uma língua auxiliar internacional.

Em 1922 publicou uma "chave" para uma nova língua, Occidental, e publicou o primeiro número de um jornal titulado Kosmoglott (e mais tarde mudado a Cosmoglotta), escrito inteiramente nesta língua. Formulou a regra de Wahl. Nos anos seguintes, de Wahl participou na discussão sobre o desenvolvimento de Occidental, mas deixou que o idioma evoluísse seguindo as recomendações de pessoas que o usavam. Após o começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939, só teve um contacto intermitente com o movimento occidentalista, que naquele tempo se centrava em Suíça. Viveu seus últimos anos em um sanatório na Estónia e morreu em 1948.

O nome do idioma Occidental foi mudado a Interlingue em 1949.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.