Edge of Darkness (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Edge of Darkness
Fora de Controlo (PT)
O Fim da Escuridão (BR)
Pôster original do filme.
 Estados Unidos/ Reino Unido
2010 • cor • 117 min 
Direção Martin Campbell
Roteiro William Monahan
Andrew Bovell
Troy Kennedy Martin (Série)
Elenco Mel Gibson
Ray Winstone
Danny Huston
Bojana Novakovic
Jay O. Sanders
Género Policial e Suspense
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Edge of Darkness (O Fim da Escuridão no Brasil, Fora de Controlo em Portugal) é um filme britânico-americano dos gêneros policial e suspense do ano de 2010, sendo uma adaptação da série da BBC de mesmo nome produzida no ano de 1985.

O filme é estrelado por Mel Gibson e Ray Winstone, dirigido por Martin Campbell e produzido por Michael Wearing, que também dirigiram e produziram respectivamente a série, teve sua estréia nos Estados Unidos em 28 de Janeiro de 2010.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Thomas Craven (Mel Gibson) é um detetive policial da cidade de Boston que testemunha o assassinato da filha Emma (Bojana Novakovic) na porta de sua casa após a mesma voltar de uma viagem. Perturbado pela perda e convencido de que ele era o alvo do assassino, Thomas parte para uma investigação obcecado por encontrar e punir os culpados. As evidências o levarão a descobrir um complexo esquema de corrupção envolvendo políticos americanos e a indústria de armas nucleares do país.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Edge of Darkness teve recepção mista por parte da crítica especializada. Em base de 34 avaliações profissionais, alcançou metascore de 55% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, alcança uma nota de 6.7, usada para avaliar a recepção do público.[1] No Rotten Tomatoes, com tomatometer de 56% em base de 203 críticas, foi publicado um consenso: “Para melhor e para pior, Edge of Darkness oferece vintage de Mel Gibson, que trabalha no âmbito familiar de um thriller de vingança sangrenta”. Tem 49% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[2]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira semana, o filme ficou em segundo lugar atrás do fenômeno Avatar arrecadando $17,214,384. Depois de 10 semanas em exibição o filme arrcadou $43,313,890 na América do Norte e mais $37,493,761 em outros países para um total de $80,807,651.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Nos EUA, Argentina, e em DVD na Austrália e Reino Unido, o filme foi distribuido pela Warner Bros. Pictures, que também lançou o filme de 1943 com o mesmo título.

No dia 11 de Maio de 2010 o filme foi lançado DVD e Blu-ray.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Edge of Darkness (em inglês) Metacritic. Página visitada em 31 de maio de 2014.
  2. Edge of Darkness (em inglês) Rotten Tomatoes. Página visitada em 31 de maio de 2014.