Edith Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edith Johnson
Outros nomes Miss Johnson
Nascimento 10 de agosto de 1894
Rochester, Nova Iorque, EUA
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 6 de setembro de 1969
Los Angeles, Califórnia, EUA
Cônjuge William Duncan (1921-1961)
Atividade 1913-1924
IMDb: (inglês)

Edith Johnson (10 de agosto de 18946 de setembro de 1969) foi uma atriz de cinema estadunidense da era do cinema mudo, que atuou em 66 filmes entre 1913 e 1924.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Edith Johnson nasceu em Rochester, Nova Iorque. A sorte de ser descoberta ocorreu por causa de seu crescimento em Rochester, a casa da Eastman Kodak Co.. Sua beleza resultou em seu ser escolhida pela Kodak como “The Kodak Girl”, com seu rosto aparecendo em praticamente todos os jornais e revistas nos anúncios da Kodak, levando-à ser chamado “a menina mais fotografada do mundo”, ainda antes de terminar os estudos.

Sua celebridade resultou no oferecimento de um contrato de cinema pela Selig Polyscope Company, que ela aceitou logo após se formar no Colégio Vassar. Seus primeiros filmes foram com o ator William Duncan, com quem se casou.

Carreira cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Edith Johnson

Seus primeiros filmes, realizados para a Selig Polyscope Company, foram curta-metragens, e era creditada como Miss Johnson. O primeiro foi o curta-metragem Dixieland[1] , lançado em 16 de abril de 1913.

Após vários filmes para a Selig, ela partiu de navio para a costa oeste, para entrar na Universal Pictures em 1916. Sua estadia de dois anos lá terminou quando ela se mudou para a Vitagraph Studios. Ela começou a fazer seriados ao lado de seu marido, que além de estrelar, também dirigiu, para a Vitagraph e também para a Universal.

Os filmes foram bem sucedidos, mas Duncan e Johnson se irritaram sob a administração desastrada na Universal, e eles se aposentaram depois de seu último filme para o estúdio, em 1924, Wolves of the North. Eles passaram a se apresentar em vaudevilles, juntos, por um tempo e, em seguida, resolveram constituir uma família.

Duncan, posteriormente, atuou em vários papéis no cinema, principalmente como o ajudante de Hopalong Cassidy, Buck Peters, porém Edith não desejava mais voltar aos filmes. Seu último filme foi o seriado Wolves of the North, ao lado de William Duncan, em 1924.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

William Duncan morreu em 8 de fevereiro de 1961, e Edith sobreviveu a seu marido por oito anos, morrendo em 1969, em Los Angeles, Califórnia, em decorrência dos ferimentos sofridos em uma queda. Foi sepultada no Inglewood Park Cemetery, em Los Angeles.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

William Duncan, marido e companheiro em vários seriados.
William Duncan e Edith Johnson no seriado Smashing Barriers, de 1919.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Edith Johnson