Edson Zampronha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde abril de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Edson Zampronha.

Edson Zampronha é compositor brasileiro. Trabalha com música contemporânea e desenvolve pesquisas sobre o gênero, semiótica e tecnologia musical. Graduação em Composição e Regência na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a dissertação Princípios e Processos da Composição Musical Estruturalista. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a tese Notação, Representação e Composição – um novo paradigma da escritura musical.

Fez Pós-Doutorado na Universidade de Helsinque, na Finlândia, com a pesquisa Fragmentação e Materialidade – um estudo sobre a geração de sons a partir da teoria dos sistemas dinâmicos.

O compositor é professor de Composição Musical na Universidade Estadual Paulista (UNESP) desde 1992. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Música, Semiótica e Interatividade na UNESP. Trabalhou como compositor convidado no LIEM-CDMC, do Museu Reina Sofía, Madrid, Espanha (1999, 2000, 2003 e 2004); na Fundação Phonos, da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (2001), e no Conservatorio Profesional de Música de Cuenca, Espanha (2003). Trabalhou como pesquisador convidado na Universidade de Helsinque, Finlândia (2000), e como professor visitante na Universidade de Valladolid, Espanha (2002 e 2003). Suas composições foram apresentadas em importantes festivais e bienais de música contemporânea, como Alicante, Bourges, Buenos Aires, Los Angeles, Madrid, Paris e São Paulo.

CDs[editar | editar código-fonte]

CD MODELAGENS - Lançou o CD Modelagens, Grupo de Estudos em Música Semiótica e Interatividade, Annablume e Soft Brasil. Obras: Modelagem XII com a Orquestra Sinfonia Cultura, sob regência de Lutero Rodrigues; Modelagem II, com Beatriz Baldi ao piano; O Crescimento da Árvore sobre a Montanha, música eletroacústica composta no Conservatorio Profesional de Música de Cuenca, na Espanha; Modelagem III, com Celina Charlier na flauta; Mármore, com Jesús Jara na tuba, e com sons eletroacústicos compostos na Fundación Phonos, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona; Modelagem VIII, com Eduardo Gianesella na percussão e computador, e Fragmentation, música eletroacústica composta no Laboratório de Linguagens Sonoras da PUC-SP.

CD SENSIBILE - Lançado pelo Selo Clássicos, o CD inclui obras para piano, piano a quatro mãos e piano com sons eletroacústicos interpretadas por Attilio Mastrogiovanni. Obras: Fragmentos Reduzidos de uma História Muito Longa, Composição para Piano a Quatro Mãos e dois Comentários (com a participação especial do pianista Achille Picchi), Prelúdio, Figuração Interpretada, Concerto para Piano e Sons Eletroacústicos. Faixa Bonus: Composição para Piano III (interpretada por Edson Zampronha).

Livros[editar | editar código-fonte]

Autor do livro Notação, Representação e Composição (São Paulo: Annablume, 2000) e organizador – junto com a Profa. Dra. Maria de Lourdes Sekeff – do livro Arte e Cultura – Estudos Interdisciplinares II (Annablume/FAPESP, 2002).

Prêmios de Destaque[editar | editar código-fonte]

  • Recebeu dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), São Paulo, Brasil, pelos CDs Toccata II, em 1993 (Melhor Obra Instrumental), e Modelagem VII, em 1996 (Melhor Obra de Música de Câmara).
  • Vencedor do 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia pela instalação Atrator Poético, realizada juntamente com o Grupo SCIArts.

Uma seleção de obras[editar | editar código-fonte]

A obra de Zampronha inclui obras para instrumentos solistas, música eletroacústica, música de câmara, orquestra, ópera, performances com dança e instalações sonoras. Algumas de suas obras são:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • www.zampronha.com (Página dedicada a Edson Zampronha com exemplos de obras e diversos materiais sobre o compositor)
  • www.fondation-langlois.org (gravação completa, partitura e comentário online da obra Mármore, para tuba e sons eletroacústicos, interpretada por Jesús Jara)
  • www.sibetrans.com (Publicação online do texto de Zampronha sobre o gesto na Música Contemporânea, em Inglês)
  • www.badongo.com (Entrevista a Edson Zampronha y Attilio Mastrogiovanni sobre o CD Sensibile, em português)