Eduard Hanslick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eduard Hanslick
Nascimento 11 de setembro de 1825
Praga
Morte 6 de agosto de 1904
Baden
Nacionalidade austríaco
Ocupação escritor, crítico musical

Eduard Hanslick (Praga, 11 de setembro de 18256 de agosto de 1904) foi um escritor sobre assuntos musicais da Áustria, considerado o mais influente crítico musical do século XIX.

Em suas memórias, Eduard citou que a história da música realmente começou com Mozart e culminou em Beethoven, Schumann e Brahms. Atualmente, ele é mais conhecido por seu apoio à música de Brahms e a rejeição ad música de Wagner, um episódio do século XIX conhecido pelo termo "Guerra dos Românticos". Em contrapartira, o crítico Richard Pohl representava compositores progressitas, que além de Wagner incluia Liszt. Eduard Hanslick defende a necessidade de uma revisão da estética da arte sonora. Faz-se necessário descobrir, através da razão, por que uma obra de arte agrada; isso se faz possível através de uma investigação da obra de arte e não apenas nas sensações do sujeito que a contempla e nos sentimentos nele suscitados. Deve-se investigar o objeto belo, e não o sujeito senciente. Em seu livro “Do belo musical - um contributo para a revisão da estética da arte dos sons”, escrito em 1854, o autor defende que a peça sonora é criada majoritariamente na fantasia (imaginação) do artista e será interpretada também na imaginação do ouvinte. O núcleo da música, o belo musical, está na contemplação pura da forma e não nos sentimentos do compositor ou do ouvinte. Nesse processo, “diante do belo, a fantasia não é apenas um contemplar, mas um contemplar com entendimento.” (HANSLICK, 2002, pág.16). Se a imaginação é a faculdade genuína de recepção do belo, não só para a música mas para todas as artes, o efeito do belo sobre o sentimento é secundário. Toda obra de arte se relacionará também com o nosso sentir, mas não em uma relação exclusiva. As definições e opiniões que supervalorizam os sentimentos tratam apenas de parte do processo de fruição artística. BIBLIOGRAFIA HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Lisboa: Edições 70, 2002.

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.