Eduardo Chapot Prévost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eduardo Chapot Prévost

Eduardo Chapot Prévost (Cantagalo, 25 de julho de 1864Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1907) foi um médico-cirurgião e cientista brasileiro.

Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Salvador, em 1885, onde defendeu a tese Formas clínicas do puerperismo infeccioso e seu tratamento. Na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, iniciou-se no magistério como preparador em histologia, em 1888, passando a professor catedrático da Faculdade Nacional de Medicina, aos 25 anos, em 1890.

Foi pioneiro no ensino de histologia e da cirurgia. Em 1900 tornou-se mundialmente famoso pela operação da primeira separação das pacientes xifópagas Rosalina e Maria Pinheiro Davel, trabalho descrito numa série de publicações e conferências no Brasil e na Europa. Assim descreve o médico e escritor Pedro Nava, cujo pai foi aluno de Chapot Prévost, a cirurgia: “Para realizá-la, ele preparou-se experimentalmente, criou e treinou um sistema pessoal de ligadura hepática, inventou uma mesa cirúrgica destinada ao xifópago e que, separados os mesmos, dividia-se também, indo cada metade para um lado da sala, servida pela respectiva equipe operatória que não interrompia, assim, um instante, o ato cruento tornado duplo.”[1]

Integrou-se a comissão que foi a Berlim estudar o processo do Dr. Robert Koch para cura da tuberculose, e a que reuniu no Rio de Janeiro, sob a presidência do professor Domingos Freire, para debelação da febre amarela. Foi patrono e membro titular da cadeira nº 81 da Academia Nacional de Medicina.

Obras
  • Pesquisas histológicas (1890)
  • A bouba e a sífilis (1892)
  • O carbúnculo no matadouro (1900)
  • Novo xifópago vivo (1901)
  • Xifópago operado(1902)
  • Cirurgia dos toracópagos (1901)
  • Teratópago brasileiro vivo (1905)

Referências

  1. Pedro Nava, Baú de Ossos, Cap. 3.

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.