Eduardo Dougherty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Eduardo Dougherty, SJ
Presbítero da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade Eclesiástica
Ordem Companhia de Jesus
Ordenação e Nomeação
Ordenação Presbiteral 5 de junho de 1970 (43 anos)
Dados Pessoais
Nascimento 29 de janeiro de 1941 (73 anos)
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Eduardo Dougherty, SJ, registrado Edward John Dougherty (New Orleans, 29 de janeiro de 1941), é um padre católico norte-americano naturalizado brasileiro. É o 3° filho dos 5 do casal Mary e Edward J. Dougherty.

Desde garoto, Eduardo participava como coroinha das missas das quartas-feiras no Colégio dos Jesuítas às 6hs da manhã. Aos 18 anos, sentiu em seu coração um forte chamado ao sacerdócio e à vida missionária, ingressando na Companhia de Jesus. Após esta decisão trilhou uma jornada de 11 anos de estudos e formação para alcançar o seu principal objetivo: ser um padre, e padre missionário. O seu sonho, à época, era ser um missionário na África.

Neste período de formação para o sacerdócio, porém, esteve algum tempo no Brasil, mais precisamente na cidade paulista de Campinas. De volta para o Canadá passou pela experiência de um Batismo no Espírito Santo, o que o fez querer conhecer mais profundamente a Renovação Carismática Católica (RCC).

Foi ordenado um sacerdote jesuíta aos 29 anos, em 5 de junho de 1970. Passou a pregar retiros para sacerdotes em muitas localidades americanas. Sendo um padre de Ordem, foi designado - ao contrário do que queria - para o Brasil.

Estando aqui, começou imediatamente a pregar retiros por todas as capitais do país, espalhando pelo Brasil as primeiras sementes da RCC.

Com o propósito de utilizar a televisão para anunciar o Evangelho, em 1980 fundou a Associação do Senhor Jesus, que desde o seu início é mantida por sócios contribuintes que, acreditando nesta proposta, investem seu dízimo como evangelizadores, sem saírem de suas casas. Simultaneamente, em 1989, iniciou também a Fundação Século 21, com o objetivo de receber a concessão de um canal de televisão.

Através destas obras fundadas e presididas pelo padre Eduardo, ele recebeu em 1999 do Ministério das Comunicações a concessão de um canal educativo que batizou de TV Século 21, a qual está hoje no ar 24 horas por dia além de marcar presença em mais de 60 TVs a cabo em todo o território nacional.

Nos últimos 6 anos o padre Eduardo faz uso também da evangelização impressa através de uma revista denominada "Brasil Cristão", com mais de 180 mil exemplares por mês. Está iniciando e desenvolvendo um trabalho audacioso de evangelização através da internet.

Atualmente aos 71 anos, o padre Eduardo ainda traz em seu olhar e em suas atitudes todo o ardor missionário e evangelizador de seus 18 anos, quando tomou a decisão de se tornar um padre. Suas palavras expressam este sentimento: “Ser padre é a melhor profissão do mundo. Sendo padre posso dar às pessoas, a todas elas, sem exceção, Jesus, o nosso Deus!”.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]