Eduardo de Kent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eduardo
Duque de Kent
Cônjuge Katharine, Duquesa de Kent
Descendência
George
Helen
Nicholas
Nome completo
Eduardo Jorge Nicolas Patrício Paulo
Casa Windsor
Pai Jorge, duque de Kent
Mãe Marina, Duquesa de Kent
Nascimento 9 de outubro de 1935 (78 anos)
Belgrave Square, Inglaterra

Marechal Príncipe Eduardo, Duque de Kent KG, GCMG, GCVO, ADC (Edward George Nicholas Patrick Paul;[1] 9 de outubro de 1935) é um membro da Família Real Britânica e um neto do Rei George V. Desde 1942, ele detém o título Duque de Kent. É o 28° na linha de sucessão ao trono britânico.

O Duque de Kent realiza deveres reais em honra à sua prima, a Rainha Isabel II. Ele talvez seja melhor conhecido por ser o presidente do All England Lawn Tennis and Croquet Club, presenteando o vencedor do Torneio de Wimbledon. O Duque já serviu como Representante Especial do Reino Unido para Comércio Internacional e Investimento, retirando-se em 2001.

Família e educação[editar | editar código-fonte]

O príncipe Eduardo nasceu em Belgrave Square n° 3, Londres. Seu pai foi o Príncipe George, Duque de Kent, o quarto filho do Rei George V e da Rainha Mary. Sua mãe foi a Princesa Marina, Duquesa de Kent, a terceira e última filha do Príncipe Nicolau da Grécia e Dinamarca e da Grã-duquesa Elena Vladimirovna da Rússia. Ele tem dois irmãos menores, a Princesa Alexandra de Kent e o Príncipe Michael de Kent.

Foi batizado no Palácio de Buckingham em 20 de novembro de 1935, pelo então Arcebispo da Cantuária, Cosmo Lang. Seus padrinhos foram: George V, a Rainha Mary, o Príncipe de Gales, a Princesa Real, o Duque de Connaught, a Duquesa de Argyll e o Príncipe Nicolau da Grécia.

Eduardo foi educado na Escola Preparatória de Ludgrove, em Berkshire, antes de ser matriculado em Eton College e no Instituto Le Rosey, na Suíça. Depois da escola, entrou para a Real Academia Militar de Sandhurst, onde ele ganhou o prêmio Sir James Moncrieff Grierson, por línguas estrangeiras e por ser qualificado como intérprete de francês.

Duque de Kent[editar | editar código-fonte]

Brasão de Armas do Príncipe Eduardo Windsor, Duque de Kent.

A 25 de agosto de 1942, o pai do príncipe Eduardo, o Duque de Kent, foi morto em um acidente aéreo perto de Caithness, na Escócia. Assim, ele, aos sete anos, sucedeu seu pai como Duque de Kent, Conde de St Andrews e Barão Downpatrick.

Um duque real, ele foi destinado aos deveres reais ainda muito jovem. Quando tinha dezesseis anos, caminhou atrás do caixão de seu tio, o Rei George VI, durante seu funeral de Estado em 1952. No ano seguinte, compareceu à coroação de sua prima, a Rainha Elizabeth II, prestando respeito ao novo soberano. Em 1959, entrou para a Câmara dos Lordes.

Serviço militar[editar | editar código-fonte]

Família real britânica
Casa de Windsor
Badge of the House of Windsor.svg

SM a Rainha
SAR o Duque de Edimburgo


O Duque de Kent graduou-se da Real Academia Militar de Sandhurst em 1955, como um sub-tenente no regimento de cavalaria Scots Greys. Era o começo de uma carreira militar de vinte anos. Entre 1962 e 1963, o Duque de Kent foi mandado a serviço em Hong Kong e mais tarde foi recrutado no Comando do Oeste. Em 1970, comandou o esquadrão de seu regimento (como parte de forças enviadas pelas Nações Unidas) na base britânica soberana no Chipre, para evitar um conflito entre gregos e turcos na ilha.

Alega-se que o regimento do Duque foi deliberadamente afastado durante o conflito da Irlanda do Norte nos anos 70, pois o governo britânico não queria expor o primo da Rainha em perigo potencial, uma vez que sua morte ou captura traria embaraço.

O Duque de Kent retirou-se do exército em 1976, com o posto de tenente-coronel. Subseqüentemente, a 11 de junho de 1983, foi promovido a major-general. O posto de Marechal foi-lhe concedido em 11 de junho de 1993.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Em 8 de junho de 1961, o Duque de Kent casou-se com Katharine Worsley, no Monastério de York. Katharine é a única filha de Sir William Arthrington Worsley, 4° Baronete, e de sua esposa, Joyce Morgan. Depois de seu casamento, ela foi estilizada Sua Alteza Real A Duquesa de Kent; entretanto, em 2002, ela abandonou o estilo Alteza Real para ficar conhecida como Katharine Kent, por preferência pessoal. Ela também gosta de ser chamada Katharine, Duquesa de Kent, o estilo que se dá a ex-esposas ou viúvas de nobres, o que ela não é.

O Duque e a Duquesa de Kent têm três filhos, dos quais nenhum possui deveres reais:

O casal teve uma criança natimorta em 1977. Em 1994, a Duquesa de Kent converteu-se ao Catolicismo. Apesar disso, o Duque não perdeu seu lugar na linha de sucessão ao trono. O filho mais novo dos Kent, Lord Nicholas, também converteu-se ao Catolicismo. O Duque e a Duquesa de Kent residem em Wren House, dentro do Palácio de Kensington.

Maçonaria[editar | editar código-fonte]

O Príncipe Eduardo é o Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra, entidade que governa a Maçonaria regular em território inglês e principal potência maçônica do mundo. Também acumula na ordem maçônica o título de Grão-Mestre do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco.

Notas

  1. Como um membro da realeza britânica titulado, Eduardo não tem sobrenome; mas, quando este é usado, é Windsor

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Lyla Gilman Windsor
Linha de sucessão ao trono britânico
28.º
Sucedido por
Lady Amélia Windsor