Edusat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edusat
Localização orbital 74° E
Lançamento 20 de setembro de 2004 (9 anos)
Veículo GSLV Mk.I F01
Operador ÍndiaOrganização Indiana de Pesquisa Espacial
Vida útil 7 anos
Design Organização Indiana de Pesquisa Espacial
Cobertura subcontinente indiano
Peso 1.950 kg

O Edusat (também conhecido por GSAT-3) é um satélite de comunicação geoestacionário indiano da série GSAT que está localizado na posição orbital de 74 graus leste, ele foi construído e também é operado pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO).

História[editar | editar código-fonte]

O Edusat ou GSAT-3 é o primeiro satélite indiano construído exclusivamente para atender o setor educacional. Destina-se principalmente para atender a demanda por um sistema de educação a distância via satélite interativo para o país.[1]

O satélite foi lançado com sucesso em uma órbita de transferência geoestacionária sobre o primeiro lançamento operacional do Geosynchronous Satellite Launch Vehicle, que voou da Primeira plataforma de lançamento no Centro Espacial de Satish Dhawan em Sriharikota. Edusat foi inicialmente colocado em uma órbita de transferência com um perigeu de 180 quilômetros (110 milhas) e um apogeu de 35.985 km (22.360 milhas) e um período de 10,5 horas, inclinadas a 19,2 graus em relação ao equador.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado com sucesso ao espaço no dia em 20 de setembro de 2004, às 10:31:00 UTC, [2] abordo de um foguete GSLV Mk.I F01 lançado a partir da Base de lançamento espacial do Centro Espacial de Satish Dhawan. Ele tinha uma massa de lançamento de 1.950 kg e sua vida útil estimada é de 7 anos.

Capacidade e cobertura[editar | editar código-fonte]

O Edusat é equipado com 6 transponders em banda C e 6 em banda Ku destinados ao ensino interativo em áreas remotas da Índia.[3]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências