Edward Whymper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edward Whymper (1881) - a sua própria gravura

Edward Whymper (Londres, 27 de abril de 1840Chamonix, 16 de setembro de 1911) foi um ilustrador, alpinista e explorador britânico, mais conhecido pela primeira escalada do Matterhorn em 1865, descida durante a qual, quatro membros da expedição morreram.

Ascensões

Entre as sua ascensões mais notáveis destacam-se:

O seu livro Scrambles among the Alps (1871) é feito com a descrição dessas expedições e na qual se nota que se interessa mais pelas primeira ascensão do que da via tomada, pelo que se faz guiar sempre pelo melhor guia de alta montanha da época, e emprega assim Melchior Anderegg ou Christian Almer.

Como exemplo, a Aiguille Verte cujo corredor ficou com o seu nome, e mesmo se bifurcou directamente para o cume na última terceira parte, evitando assim uma parte mais difícil.

Está considerado como o ponto de passagem entre o alpinismo de exploração e o alpinismo desportivo.

Desastre no Matterhorn

Em 1865 Edward Whymper que há anos tenta conquistar o Matterhorn junta-se a Charles Hudson que havia escolhido Michel Croz como guia e que chefia uma cordada de sete alpinistas composta pelo velho guia Peter Taugwalder e o seu filho também como ele chamado Peter, como carregador, Lord Francis Douglas, Douglas Hadow, Charles Hudson e Whymper. Na descida Douglas Hadow perde o equilíbrio e arrasta na queda Croz, Lord Francis e Hudson.

Ver artigo principal: Uma descida trágica

Desenhador

Com uma formação de desenhador e de gravador, descobre os Alpes à procura de novos tema para ilustrações. Torna-se um grande alpinista e faz-se amigo dos seus guia de alta montanha dos quais nos deixa gravuras, como foi o caso com o desenho do reverendo Charles Hudson ou a gravura do seu guia Christian Almer.

Biografias

Referências

  • Edward Whymper. «Escalades dans les Alpes» (em francês). Consultado em Fev. 2013  Parâmetro desconhecido |Formato= ignorado (|formato=) sugerido (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ver também