Efeito avalanche (criptografia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
A função SHA-1 é um exemplo de função com um bom efeito avalanche: quando um único bit é alterado, o resultado se torna completamente diferente.

Na criptografia, o efeito avalanche faz referência a uma propriedade desejável de algoritmos criptográficos, como cifras de bloco e funções de embaralhamento criptográfico. O efeito avalanche é evidente se uma pequena modificação na entrada (como a troca de um único bit, por exemplo), faz com que a saída do algoritmo seja significantemente diferente. No caso de algoritmos de cifra, uma pequena modificação na chave deve causar uma mudança drástica no texto cifrado. O termo foi usado por Horst Feistel[1] , embora o conceito exista desde o artigo sobre difusão de Shannon[2] .

Referências

  1. Horst Feistel. (Maio de 1973). "Cryptography and Computer Privacy" (JPEG) (em inglês). Scientific American 228 (5). Visitado em 04 de abril de 2011.
  2. Claude Shannon. (1949). "Communication Theory of Secrecy Systems" (PDF) (em inglês). Bell System Technical Journal 28 (4): 656--715.