Efeito de Yarkovsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Efeito de Yarkovsky:
1. Radiação da superfície do steroide
2. Asteroide em rotação prógrada
2.1 Parte do asteroide aquecida
3. Órbita do asteroide
4. Radiação do Sol

O Efeito de Yarkovsky é uma força que age sobre um corpo em rotação no espaço provocado pela emissão anisotrópica de fótons termais que carregam consigo momentum. Este efeito comumente tem influência significante sobre meteoroides e asteroides (com tamanho entre dez centímetros e dez quilô-metros de diâmetro). Este efeito foi descoberto pelo engenheiro civil russo Ivan Osipovich Yarkovsky (1844-1902) que costumava trabalhar em problemas científicos em seu tempo livre.

O efeito de Yarkovsky é uma consequência do fato de que a mudança de temperatura de um objeto aquecido por radiação leva um certo tempo para ocorrer e, da mesma forma, o corpo leva tempo para resfriar. Isso provoca uma diferença entre a direção da radiação recebida e a direção da radiação térmica retransmitida. Se a rotação é prógrada, a força resultante tende a afastar a órbita do corpo , fazendo-o espiralar gradualmente para longe do Sol. De forma similar, um corpo que possui rotação retrógrada espirala em direção à estrela.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:


Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.