Egide Walschaerts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Egide Walschaerts
Engenharia mecânica
Egide Walschaerts.jpg
Egide Walschaerts 1820 - 1901
Nacionalidade Bélgica Belga
Nascimento 21 de janeiro de 1820
Local Mechelen
Morte 1901 (81 anos)
Atividade
Campo(s) Engenharia mecânica

Egide Walschaerts (Mechelen, 21 de janeiro de 18201901) foi um engenheiro mecânico belga.

É conhecido como inventor da engrenagem válvula de Walschaerts para locomotivas a vapor. Em 1838 foi reconhecido como um excelente modelista, apresentando seu trabalho em uma exibição local em Mechelen. O ministro Rogier, que abriu a exposição, ficou tão impressionado que conseguiu uma vaga para Walschaerts estudar na Universidade de Liège.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1842 começou a trabalhar na Ferrovia Estatal da Bélgica como gerente de obras, posição que manteve o resto de sua vida, inicialmente em Mechelen e depois na Estação de Bruxelas Sul.

Engrenagem válvula de Walschaerts[editar | editar código-fonte]

Enquanto em Mechelen, em 1844 desenvolveu um novo tipo de engrenagem válvula (um mecanismo que permite o ajuste do curso das válvulas que distribuem o vapor para os cilindros e permite uma locomotiva a vapor ser colocada em reverso para economizar vapor). Uma locomotiva construída nas oficinas Tubize equipadas com a engrenagem válvula Walschaerts foi premiada com uma medalha de ouro na Exposição Universal de 1873 em Viena. Esta engrenagem válvula chegou a ser usada na maioria das locomotivas a vapor, e tornou-se quase universal ao longo do século XX.

Outras inovações[editar | editar código-fonte]

De acordo com Payen,[1] em 1874 Walschaerts desenvolveu uma versão particularmente bem sucedida da máquina a vapor estacionária Corliss, que ganhou uma medalha de ouro na Exposição Universal de 1878 em Paris.

Referências

  1. Payen Jacques: "Walschaerts, sa coulisse, sa vie" in Les Cahiers Chapelon, no 5, pp 26-31.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.