El (deus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:El (god). Ajude e colabore com a tradução.
El retratado com dois leões representando o planeta Vênus na parte traseira da alça da faca Gebel el-Arak Faca.

Ēl (אל) é uma palavra semitica do Noroeste traduzido em português quer como deus ou como Deus e às vezes não traduzida como El, dependendo do contexto. El, possivelmente,corresponde ao deus hebraico-cristão[1] [2] [3]

No Levante como um todo, El ou Il era o deus supremo, o pai da humanidade e de todas as criaturas e o marido da Deusa Aserá como atestado no Ugarit. Governava a todos do monte Saphon e foi sob sua égide que Baal/Hadad casou com Anat e derrotou o deus do mar Yam e o deus da morte Mot, tornando-se o rei dos deuses.

A palavra El foi encontrada no topo de uma lista dos Antigos Deuses (o que pode significar que ele seria o Pai de todos os Deuses), nas ruínas da Biblioteca Real de Ebla, no sítio arqueológico de Tell Mardikh na Síria datado de 2300 aC. Ele pode ter sido um deus do deserto em algum ponto, já que os mitos dizem que ele tinha duas esposas e que havia construído um santuário com eles e os seus novos filhos no deserto. El tinha gerado muitos deuses, mas os mais importantes foram Hadad, Yam e Mot, cada um dos quais possui atributos semelhantes aos deuses gregos Zeus, Posidão ou Ofíon e Hades ou Tânato respectivamente. Os mitologistas gregos identificam com El Cronos (não Chronos).

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. ARMSTRONG, Karen. Uma História de Deus. Em português.. ed. São Paulo: COMPANHIA DE BOLSO, 2008. p. 1-560. ISBN 8535911588.
  2. [youtube.com/watch?v=coTDdzp2iZY A verdadeira origem do Deus Judaico Cristão (Parte 1)] Winston Cavalcante (04/11/2011). Visitado em 16/12/2014.
  3. MEISSNER, W. W.. Journal of Religion and Health. 01. ed. [S.l.]: Springer, 1968. p. 43-60. ISBN ISSN 1573-6571.