El Jebha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos El Jebha
جبهة , Jabhah
M'Tioua, Puerto Capaz
 
—  Comuna rural  —
Vista de El Jebha
Vista de El Jebha
El Jebha está localizado em: Marrocos
El Jebha
Localização de El Jebha em Marrocos
35° 12' 20" N 4° 40' O
Região Tânger-Tetuão
Província Xexuão
População (2004)[1]
 - Comuna rural 12 076
 - Urbana 2 984
Zoco semanal terça-feira
Sítio www.eljebha.org
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre El Jebha

El Jebha ou simplesmente Jebha (em árabe: جبهة; transl.: Jabhah) é uma aldeia da costa mediterrânica de Marrocos, sede da comuna rural de M'Tioua, que faz parte da província de Xexuão e da região de Tânger-Tetuão. Em 2004 a comuna tinha habitantes 2 984 e [1] . Estimava-se que em 2012 tivesse 3 486 habitantes.[2]

Chamada Puerto Capaz durante o protetorado espanhol, Jebha é um pequeno e pitoresco porto de pescadores de casas brancas entalado entre o Mediterrâneo e as montanhas do Rife, que chegam a atingir praticamente os 1 500 metros nos arredores. O nome da vila significa "frente" ou "testa" em árabe, precisamente pela situação da povoação frente às montanhas, na chamada Costa Ghomara, o nome da tribo berbere da região. Encontra-se na tortuosa estrada N16, que segue junto à costa desde Tetuão (135 km a noroeste por estrada) e depois de Jebha segue pelo interior para Al Hoceima (110 km a leste). A aldeia fica cerca de 55 km oeste dos limites ocidentais do Parque Nacional de Al Hoceima.

Nas imediações há algumas praias muito pouco frequentadas devido a serem de acesso difícil, e por isso muito preservadas em termos naturais. Apesar da areia das praias do lado ocidental ser mais áspera e cinzenta do que as do lado oriental, são mais frequentadas devido a serem mais facilmente acessíveis.

As principais atividades económicas da vila são a pesca e o comércio e o dia da semana mais animado é a terça-feira, dia do zoco (mercado), que atrai muitos habitantes dos arredores.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês) www.lavieeco.com. Jornal La Vie éco. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  2. Maroc: Les villes les plus grandes avec des statistiques de la population (em francês) gazetteer.de. World Gazeteer. Página visitada em 26 de julho de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.