El privilegio de amar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de El Privilegio de Amar)
El privilegio de amar
O Privilégio de Amar (BR)
El privilegio de amar
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 41-44 minutos
Criador(es) Delia Fiallo
Elenco Adela Noriega
René Strickler
Cynthia Klitbo
Helena Rojo
Andrés García
César Évora
Marga López
Enrique Rocha
(ver mais)
País de origem México
Idioma original (em castelhano)
Episódios 155
Produção
Diretor(es) Miguel Córcega
Mónica Miguel
Produtor(es) Carla Estrada
Tema de abertura El privilegio de amar

(Interpretado por Manuel Mijares)

Exibição
Emissora original Canal de Las Estrellas
Transmissão original 27 de julho de 1998 - 26 de fevereiro de 1999
Cronologia
Programas relacionados Cristal (1985)
Cristal (2006)
Triunfo del amor (2010)

El privilegio de amar (Brasil: O privilégio de amar ) é uma telenovela mexicana, produzida por Carla Estrada para a rede Televisa e exibida pelo Las Estrellas de 27 de julho de 1998 a 26 de fevereiro de 1999, substituindo La Usurpadora e sendo substituída por Rosalinda. É uma adaptação da telenovela venezuelana Cristal, original de Delia Fiallo, que foi adaptada por Liliana Abud.

Protagonizada por Adela Noriega, René Strickler, Helena Rojo e Andrés García, com as participações antagônicas de Cynthia Klitbo, Enrique Rocha, Marga López, Lorena Velázquez, e Pedro Weber "Chatanuga". Também tem as atuações estelares de Nuria Bages, César Évora e Maria Sorté.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

Luciana é uma bela garota órfã, que trabalha como empregada doméstica na casa do jovem seminarista João da Cruz. Apaixonados, os dois jovens passam uma noite juntos. Na manhã seguinte, ele vai para o seminário, confuso e culpado. Ana Joaquina, a mãe de João, proíbe Luciana de voltar a se aproximar do rapaz. Logo depois, ela descobre que está grávida. Luciana se vê sozinha e desprotegida diante do mundo. Quando seu bebê nasce, fica desesperada e abandona sua linda filha na porta de uma mansão, na esperança de adotarem a criança. Entretanto, a menina é entregue ao convento das Irmãs de Caridade, onde a criam e a educam junto com Rosário, que no futuro, será confundida com a filha de Luciana.

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Passam-se 20 anos e Luciana está muito diferente, tornou-se uma mulher de sucesso. Ela é dona de uma famosa loja de roupas de grife e está casada com André, um atraente ator de TV. André tem um filho do primeiro casamento, Vítor Manuel, bonito e conquistador, que na realidade, é filho de seu inimigo Nicólas. O casal tem uma filha: Elizabeth, caprichosa e rebelde, namorada de Maurício um jovem roqueiro de família rica que vive na base da diversão e de fortes emoções. Ele é filho do máu-carater ex-amante de Luciana, o senhor Trajano. Luciana finge ser uma mulher forte e autoritária, sendo que por trás dessa máscara, há uma mulher doce, só conhecida pelos amigos Miriam e Franco. Na Casa de Modas de Luciana, a LD, onde Miriam, Franco, Jakie(Uma apresentadora de produções), Vítor Manuel trabalham, também tem Ramiro, que é apaixonado loucamente por Elizabeth porém Luciana quer tanto encontrar a filha abandonada. Cristina, a filha abandonada por Luciana, se transformou em uma linda garota de bons sentimentos. Aluga um apartamento e o divide com Lourença, uma jovem sincera mas desbocada, que torna-se amante de André. E com Magnólia, estudante universitária e muito trabalhadora, apaixonada por José Maria , que vive no mesmo prédio. Com sua mãe, Remédios, uma mulher simpática que só vê namoro e casamento por todos os lados. José Maria se apaixona por Lourença, sem saber que ela está vivendo uma aventura com André. Cristina começa a trabalhar na loja de Luciana e, depois de muito esforço e sacrifício, se transforma em uma grande modelo. Conhece, então, Vítor Manuel e entre eles nasce uma paixão. Mas a noiva dele, Tamara, engravida de Nicólas e fala que o filho é de Vítor Manuel, separando-o de Cristina, que vai morar numa vila, e lá reside Rosário, e seu marido ladrão, Flávio. Cristina engravida, porém mantém segredo, e não quer que Vítor Manuel saiba. Tamara, a atira da escada, deixando a vida de Cristina e sua filha em risco. Mas elas se recuperam, Tamara perde seu filho, e Vítor Manuel descobre a existência de Vitória, sua filha recém-nascida. João da Cruz é um sacerdote dedicado a servir a todos. Luciana o procura e, cheia de rancor, confessa que tiveram uma filha. Inconformado com a notícia, João da Cruz começa a busca de sua filha. Luciana terá de lutar para salvar seu casamento, revelar a sua família o seu verdadeiro passado e com a ajuda do Padre João da Cruz, encontrar Cristina e conseguir o perdão de sua filha. Mas quando Cristina souber que Luciana Duval e João da Cruz são seus pais, não irá entender que Luciana a abandonou para salvar sua vida, visto que estava doente e sem ter como alimentá-la. Então ela a deixou na porta de uma casa onde Luciana achava que haveria comida para alimentá-la.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Helena Rojo Luciana Hernández de Duval
Adela Noriega Cristina Miranda / Cristina Velarde Hernández de Duval
René Strickler Vítor Manuel Duval Rivera
Andrés García André Duval
Enrique Rocha Nicólas Obregón
Cynthia Klitbo Tamara de la Colina
Marga López Ana Joaquina de Velarde
César Évora Padre João da Cruz Velarde
María Sorté Vivian dos Anjos
Toño Mauri Alonso dos Anjos
Sabine Moussier Lourença Torres
Adriana Nieto Elizabeth Duval Hernández
Rodrigo Vidal Artêmio Salazar
Nuria Bages Miriam Arango
Maty Huitrón Bárbara Rivera
Ramón Abascal José María "Zémar" Ramos López
Isadora González Magnólia González
Yadhira Carrillo Maria José
Pedro Weber Pedro Trajano
Mario Casillas Miguel Beltrán
Lourdes Munguía Ofélia Beltrán
Claudio Báez Cristóvão
Katie Barberi Paula
Mauricio Herrera Franco
Aurora Alonso Imelda Salazar
Marta Aura Sheila Pérez
Tito Guízar Augusto Garcia
Guillermo Aguilar Alex Walter
Ana María Aguirre Irmã Regina
Luis Uribe Raimundo Velarde
Arturo Vázquez Mário Jiménez
Carlos Amador Jr. Fidêncio Ramires
Consuelo Duval Rosário Sánchez
Raúl Buenfil Flávio
Gabriel Cervantes Ramiro
Verónika con K Caridade
Jean Duverger "Exibido"
Julio Monterde Padre Tenório
Arlette Pacheco Betânia
Jacqueline Voltaire Jacqueline "Jacquie"
María Luisa Alcalá Remédios López de Ramos
Silvia Manríquez Luz Maria
Marisol del Olmo Antônia "Tônia" Fonseca
Héctor Ortega Valentino Fonseca
Beatriz Moreno Dona Clara
Arturo Lorca Seu Isaías
Dalilah Polanco Cacilda
Nelly Horsman Dona Catarina
Lorena Velázquez Rebeca Bulnes de de la Colina
Ramón Menéndez Erasmo de la Colina
Rafael Mercadante Maurício Trajano
Virginia Gutiérrez Madre Bernardina
Ricky Mergold Tobias "Tobi"
Miguel Ángel Biaggio Pancho
Luis Xavier Alberto Souza
Francisco Avendaño Jaime Ávila
Roberto Antúnez Padre Marcelo
Óscar Bonfiglio Ríos Fernando Bernal
Andrea Torre Alessandra
José María Napoleón Silverio Jiménez "Silver"
Claudia Silva Lourdes Galindo
Ricardo de Pascual Sevilla
Anaís Gisele
Genoveva Pérez Chole
Miguel Córcega Luís
Gaston Tuset Afonso
Estela Barona Gláucia
Sandra Itzel Dulce
Abril Campillo La Güera
Alfredo Palácios Alfredo
Eduardo Liñan Dr. Valladares
Rebeca Mankita
Benjamín Islas
Eduardo López Rojas
Diana Bracho Ana Joaquina Velarde (Jovem)
Edith Márquez Luciana Hernández (Jovem)
Andrés Gutiérrez Coto João da Cruz Velarde (Jovem)
Silvia Pinal Ela mesma
Lucía Guilmáin Companheira de Ana Joaquina no hospital

Exibições[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

A trama era exibida de segunda à sexta, às 21:00.

TLNovelas

A primeira entre 10 de julho de 2002 a 11 de fevereiro de 2003.

A segunda entre 05 de abril a 05 de novembro de 2004.

A terceira entre 12 de janeiro a 14 de agosto de 2009[1].

A quarta vez entre 07 de maio a 07 de dezembro de 2012, substituindo Esmeralda e sendo substituida por El noveno mandamiento.[2]

A quinta vez entre 19 de março a 19 de outubro de 2018, substituindo Amor real e sendo substituída por Lazos de amor[3].

E pela sexta vez entre 31 de outubro de 2022 e 17 de fevereiro de 2023, substituindo Soñadoras e sendo substituída por Acapulco, cuerpo y alma.[4]

Las Estrellas

Foi reprisada pelo seu canal original entre 04 de dezembro de 2006 a 01 de junho de 2007 substituindo La Usurpadora e sendo substituída por Abrázame muy fuerte.

Foi reprisada pela segunda vez entre 11 de outubro a 2023 a 26 de janeiro de 2024, substituindo Teresa e sendo substituída por La mentira, às 14h30.[5]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pelo SBT, entre 9 de novembro de 1999 a 9 de maio de 2000 em 157 capítulos, substituindo A Usurpadora e sendo substituída por A Mentira.[6] Nesta exibição, a música de abertura original foi substituída pela canção "O Amor Sabe o Que Faz" de Marcelo Augusto.

Foi reprisada pela primeira vez pelo SBT entre 4 de fevereiro e 3 de maio de 2002 em 65 capítulos substituindo Preciosa e sendo substituída pelo programa Falando Francamente.

Foi reprisada pela segunda vez pelo SBT entre 3 de março e 30 de junho de 2008 em 86 capítulos substituindo Maria do Bairro e sendo substituída pelo seriado Chaves.[7] Inicialmente, o SBT anunciou em chamadas que A Outra seria sua substituta, mas a emissora voltou atrás e Chaves entrou em seu lugar.[8][9][10]

Foi exibida pela primeira vez pelo TLN Network entre 19 de julho de 2010 a 18 de fevereiro de 2011 substituindo Laços de amor e sendo substituída por Rubi.

Foi exibida pela segunda vez pelo TLN Network entre 15 de outubro de 2012 a 17 de maio de 2013 substituindo Rosalinda e sendo substituída por A Mentira.

Foi reprisada pela terceira vez pelo SBT, entre 19 de agosto de 2013 a 14 de fevereiro de 2014 em 127 capítulos substituindo o programa Casos de Família e sendo substituída pela reprise de Por Teu Amor.[11]

Foi exibida pela terceira vez pelo TLN Network entre 6 de Março a 6 de outubro de 2017 substituindo A Mentira e sendo substituída por No limite da paixão.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Foi exibida na RTP1, de 14 de maio a 30 de novembro de 2001, substituindo Ramona, e sendo substituída por Carita de ángel, que foi a última telenovela mexicana exibida no canal, no qual teve uma interrupção de onze meses, quando Emídio Rangel entrou para a dita emissora para exercer funções como diretor-geral[12].

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Em sua exibição original, a trama alcançou 34,8 pontos de média. Conseguiu superar sua antecessora La Usurpadora e foi um dos maiores sucessos do horário nobre mexicano[13].

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira exibição no SBT, a trama conseguia excelentes média em torno de 15 pontos.[14] No último capítulo, alcançou 24 pontos de média.[15] Esta primeira exibição teve média geral de 16 pontos, um sucesso para o SBT.[16]

Sua primeira reprise em 2002, começou marcando médias entre 7 e 10 pontos, mas esses números caíram, e acabou com média geral de apenas 4 pontos.[17]

Na segunda reprise, estreou com média de 5 pontos e na terceira colocação.[18] Por várias vezes a trama em terceiro lugar e chegou até a ser superada pela Band. Esta reprise terminou com 4 pontos de média.

Na sua terceira reprise, estreou com média de 7 pontos.[19] O último capítulo teve média de 5 pontos. Esta reprise obteve 4,7 (5) pontos de média.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas 1999[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicado Resultado
Melhor Novela Carla Estrada Venceu
Melhor Atriz Protagonista Helena Rojo Venceu
Melhor Ator Protagonista Andrés García Venceu
Melhor Atriz Antagônica Cynthia Klitbo Venceu
Melhor Ator Antagônico Enrique Rocha Venceu
Melhor Ator Coadjuvante César Évora Venceu
Melhor Primeira Atriz Marga López Venceu
Melhor Atriz Juvenil Adela Noriega Venceu
Melhor Ator Juvenil René Strickler Indicado
Melhor Revelação Feminina Sabine Moussier Venceu
Melhor Direção Miguel Córcega e Mónica Miguel Venceu

ACE Awards 2003[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicado Resultado[20]
Melhor Programa El privilegio de amar Venceu
Melhor Atriz de Televisão Adela Noriega Venceu

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Tlnovelas estrena dos nuevas producciones este lunes 12». Produ. 11 de janeiro de 2009. Consultado em 12 de dezembro de 2015 
  2. «Canal tlnovelas, próximos estrenos: El privilegio de amar y Las tontas no van al cielo». Info Telenovelas. 9 de março de 2012. Consultado em 12 de dezembro de 2015 
  3. «Estrenos canal tlnovelas 2018». Mas Telenovelas. 2 de janeiro de 2018. Consultado em 12 de março de 2023 
  4. TIM, Televisa. «'El privilegio de amar': Este lunes 31 de octubre se estrena por Tlnovelas». Unicable (em espanhol). Consultado em 11 de dezembro de 2022 
  5. TIM, Televisa. «El Privilegio de Amar: ¿cuándo y dónde se estrena la telenovela?». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 29 de setembro de 2023 
  6. «SBT estréia a novela "O Privilégio de Amar"». Folha de S.Paulo. 9 de novembro de 1999. Consultado em 2 de maio de 2015 
  7. «SBT reapresenta a novela "O Privilégio de Amar"». Área Vip. 3 de março de 2008. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  8. «A Outra: chamada 1 da reprise cancelada (SBT, 2008)». YouTube. 7 de setembro de 2017. Consultado em 23 de agosto de 2020 
  9. «A Outra: chamada 2 da reprise cancelada (SBT, 2008)». YouTube. 7 de setembro de 2017. Consultado em 23 de agosto de 2020 
  10. «A Outra: chamada 3 da reprise cancelada (SBT, 2008)». YouTube. 7 de setembro de 2017. Consultado em 23 de agosto de 2020 
  11. «SBT vai reexibir a novela 'O Privilégio de Amar'». Área Vip. 12 de agosto de 2013. Consultado em 12 de março de 2023 
  12. «Lista de telenovelas internacionais da RTP1». Wikipédia, a enciclopédia livre. 6 de julho de 2023. Consultado em 26 de julho de 2023 
  13. «IBOPE: Rating De Las Telenovelas Por Horario». Telenovelas Board. 8 de julho de 2019. Consultado em 12 de março de 2023 
  14. «O Privilégio de Amar: Mesmo com fórmula ultrapassada, a nova novela do SBT é sucesso». Isto É. 29 de novembro de 1999. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  15. «SBT supera de novo a audiência da Globo com 'sessão de cinema'». Folha Online. 10 de maio de 2000. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  16. «Audiência das novelas mexicanas no SBT». Bcharts. 1 de maio de 2013. Consultado em 31 de julho de 2015 [ligação inativa]
  17. Telenoveleiros!, Publicado por. «O privilégio de amar». Consultado em 25 de maio de 2019 
  18. «BOMBA! Charme zera no Ibope desta Segunda-Feira!!». 4 de março de 2008. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  19. «"Privilégio" consolida 7 pontos; SBT comemora desempenho de novelas». Na Telinha. 20 de agosto de 2013. Consultado em 6 de outubro de 2015 
  20. Eltiempo.com (19 de fevereiro de 2003). «PREMIOS PARA BRASIL Y MÉXICO» (em Spanish). Consultado em 12 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]