El Raval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
"O gato do Raval", de Fernando Botero, na Rambla do Raval
Igreja de São Agostinho
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre El Raval

O Raval (em espanhol: El Raval) é um bairro do distrito da Cidade Velha, em Barcelona, na Espanha. Nasceu da ampliação das muralhas medievais da cidade, ainda que, no local, existissem assentamentos anteriores.

No Raval, convivem, hoje em dia, pessoas vindas de vários países e culturas. Nas suas ruas, podem ser vistos comércios de todas as nacionalidades e lojas de moda e de novas tendências, sobretudo na parte alta do bairro.

Está delimitado pela Rambla, Rua Pelai, Ronda de Santo Antônio, Ronda de São Paulo, Avenida do Paralelo e Passeio de Josep Carner. Entre as suas principais artérias, destacam-se a Rua do Carmo, a Rua Nova da Rambla e a recentemente criada Rambla do Raval.

Também é conhecida a Rua da Cera, com uma grande e histórica comunidade de ciganos. O nome provém dos rios de cera formados pelas numerosas velas colocadas ante a virgem dessa rua, para se protegerem da peste. Desta comunidade, surgiu a rumba catalã.

Durante muitos anos, foi popularmente conhecido como o Bairro Chinês de Barcelona. Nos últimos anos, dada a sua grande população paquistanesa, tem sido chamado também de "Ravalquistão", "Pequena Islamabad", "Ravat" e "Rawal", de maneira popular e não oficial.

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Cabe destacar a igreja românica de São Paulo do Campo, o antigo Hospital da Santa Cruz, o Mercado de São José, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, a escultura de Fernando Botero intitulada "O gato do Raval" e o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.

Moradores ilustres[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

41.38° N 2.17° E.