El derecho de nacer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
El derecho de nacer
O direito de nascer (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45min (segunda a sábado)
Criador(es) Félix Caignet
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Raul Araiza
Produtor(es) Ernesto Alonso
Elenco Verónica Castro
Ignacio López Tarso
Erika Buenfil
Humberto Zurita
ver mais
Tema de abertura «Ven» por (Verónica Castro)
Transmissão original  México 2 de novembro de 1981
Brasil 19 de setembro de 1983 México 31 de agosto de 2005
Brasil 3 de março de 1984
N.º de episódios  México: 190
Brasil: 144

El derecho de nacer (no Brasil: O direito de nascer) é uma telenovela mexicana produzida pela rede Televisa e exibida entre 2 de novembro de 1981 e 31 de agosto de 1982.

Baseada numa radionovela cubana escrita na década de 40 por Félix Caignet. no Brasil, ganhou três versões em formato de telenovela. As duas versões foram ao ar, respectivamente, em 1964 e a segunda em 1978 e 1979 pela TV Tupi , e em 2001, pelo SBT.

Foi exibida no Brasil pelo SBT entre 19 de setembro de 1983 a 3 de março de 1984.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Uma jovem pede ajuda ao doutor Alberto Limonta, para que ele pratique um aborto, já que não quer ter seu filho, msd o doutor, para impedir isto começa a contar sua história, a qual recae na familia Del Junco, uma das familias mais importantes da cidade de Veracruz. Está é integrada por Don Rafael, o estritor patriarca, sua esposa Clemencia, uma mulheer abnegada, e suas filhas, Maria Elena e Matilde, que estão sob os cuidados de María Dolores, sua babá, que é uma mulher negra.

Maria Elena tem um romance com Alfredo Martínez, e resulta em uma grávides, razão pela qual ele a abandona. Seu pai ao saber sobre a grávides reage com furia e pouco tempo depois para que a Maria Elena não seja vista assim por todos, a manda para uma propidade que tem longe da cidade, junto com sua babáa. Após nascer seu filho, Rafael da ordens a Bruno, o capataz para que mate o recém nascido. Uma noite Bruno leva para longe o bebê de Maria Elena para obedecer o mandado de Don Rafael, mas de repente chega María Dolores para impedir esse ato tão maldoso.

Tanto Bruno como María Dolores tem que tomar uma decisão drástica, pois para que Don Rafael não saiba que o bebê segue vivo, María Dolores foge com o pequeno e Bruno mata um animal e apresenta o filhote ensanguentado para que Don Rafal, acredite que ele cumpriu com a ordem, e em seguida ele avisa María Elena sobre o malvado plano de seu pai, e que María Dolores se levou seu filho para salvá-lo. María Elena reage muito mal e culpa seu pai por seu filho não está a seu lado.

Passa um tempo e casal del Junco celebra seu aniversario de casamento, em uma celebração onde María Elena conhece Jorge Luis Armenteros, um homem rico que se interessará por ela, mas que se surprende quando María Elena lhe confesa que teve um filho, e pouco tempo depois decide entrar para um convento e ser religiosa. No entanto Alberto seu filho vive feliz ao lado de María Dolores, que lhe deu seu sobrenome, Limonta.

Passam os anos e María Elena vive muito triste por seu filho, e Alberto se torna um importante médico. Uma noite chegam vários feridos graves por consequência de um acidente e Alberto decide doar seu sangue para umo deles, mas se tratava de Don Rafael, seu proprio avô, que queria sua morte para evitar uma vergonha na familia por parte de María Elena, e que o salvou graças a essa tranfusão de sangue.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Novelas "das oito" do SBT

desprezo « anterior el derecho de nacer seguinte » chispita