El juego de la vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
El juego de la vida
A Vida é um Jogo (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 minutos aproximadamente
Criador(es) Inés Rodena
País de origem  México
Idioma original (em espanhol)
Produção
Produtor(es) Roberto Gómez Fernández
Elenco Valentino Lanus
Sara Maldonado
Ana Layevska
Mike Biaggio
Margarita Magaña
ver mais
Tema de abertura "El Juego de la vida" - Twister
Exibição
Emissora de
televisão original
México Televisa
Transmissão original México 12 de novembro de 2001 - 28 de junho de 2002
Nº de episódios México 165
Cronologia
Último
Último
Amigas Y Rivales
Clase 406
Próximo
Próximo

El juego de la vida (no Brasil: A Vida é um Jogo) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa, que foi exibida entre 12 de novembro de 2001 à 28 de junho de 2002. No Brasil foi sucessora de Rebelde, pelo SBT e foi exibida entre 1 de janeiro e 10 de fevereiro de 2007 em 36 capítulos. Original de Katia R. Estrada e Enna Márquez.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A telenovela conta basicamente a história das amigas Lorena, Paulina, Daniela e Fernanda, todas com dezessete anos. E o cenário da trama é o mundo do futebol.

Unidas por um forte laço de amizade, essas adolescentes, que estudam no mesmo colégio, estão sempre juntas até nos momentos mais complicados.

Elas farão parte de um time de futebol feminino e viverão uma série de aventuras, incluindo conquistas e desilusões amorosas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Lorena passou por uma desilusão amorosa, mas encontra novamente o amor em João Carlos, um rapaz que nunca pensaria em confiar plenamente.

Já Paulina é inexperiente quando o assunto é paixão. Recebe o carinho especial das amigas, que acabam por substituir a falta de atenção de sua própria família. Na trama, seu desejo por amor a fará ver que um relacionamento só vale a pena quando é verdadeiro.

Fernanda é capaz de dar a vida por suas amigas. É explosiva e, às vezes, rude. Jamais imaginou que um simples beijo apaixonado poderia mudar sua vida completamente. O felizardo é Diego, seu melhor amigo no começo da trama.

Daniela é a sonhadora da turma e vive em um mundo todo cor de rosa. É emotiva e insegura, mas acredita que o amor sempre prevalecerá.

João Carlos é o galã. É apaixonado por química e sonha em tornar-se um grande farmacêutico. É trabalhador e faz de tudo para defender a sua família. Lutará para formar um time de futebol feminino. E seu amor por Lorena fará com que jogue pesado, em determinados momentos.

Tania é uma patricinha que quer conquistar o amor de João Carlos e sente muita inveja de Lorena.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O tema de abertura da novela foi gravado pelo grupo musical Twister.
  • A princípio o título da telenovela seria O jogo da vida, tradução do título original em espanhol El Juego de la vida. Porém Jogo da Vida já havia sido registrado no Brasil pela Rede Globo, que exibiu uma novela com este nome em 1981, e o título teve que ser alterado para A vida é um jogo. O nome Jogo da Vida também foi de um programa da TV Bandeirantes, apresentado aos domingos por Márcia Goldschmidt.
  • Devido a baixos índices de audiência, a novela foi finalizada pouco mais de um mês após o início de sua exibição, sendo substituída pela série Desaparecidos. A novela foi submetida a vários cortes (inclusive, dos 180 capítulos originais, mais de 140 foram diminuídos, encurtando a trama que tinha previsão de durar sete meses).
  • Em um sábado a novela chegou a marcar 1 ponto no ibope e teve dificuldades de vencer o RR Soares da Band, a novela só foi exibida somente em 2 sábados.
  • A novela foi um fiasco de audiência no Brasil chegando dar até 0,1 ou 0,2 pontos no ibope.
  • A série Desaparecidos que substituiu a trama marcava entre 6 e 8 pontos de audiência.
  • No México a novela foi um grande sucesso que foi foi inclusive esticada e sua média geral foi de 24 pontos.
  • Devido ao sucesso, foi reprisada em 110 capítulos no ano de 2005.
  • Uma das adaptações originais de Inés Rodena e que é original da novela antiga da Televisa que se chama Sandra y Paulina.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]