Elaeocarpus ganitrus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaElaeocarpus ganitrus
Elaeocarpus ganitrus

Elaeocarpus ganitrus
Estado de conservação
(Sem informações)
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Tracheophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Elaeocarpaceae
Género: Elaeocarpus
Espécie: E. ganitrus
Nome binomial
Elaeocarpus ganitrus
(William Roxburgh/Roxb.)
Sinónimos

Elaeocarpus ganitrus ou rudraksha é uma espécie de angiospérmica da família Elaeocarpaceae.

Rudraksha é uma árvore alta que é natural desde as planícies do rio Ganges, na Índia, até o Himalaia, e ocorrendo em certas áreas centrais do Nepal; mas ela também é cultivada em outras regiões do mundo.

O nome rudraksha ou rudrākṣa, em sânscrito, é um termo composto (rudra (रुद्रः) = deus dos trovões + ākṣa = olho) que é dado tanto a esta árvore como também a seus pequenos frutos e sementes, sendo estas muito prezadas por suas supostas propriedades sagradas (Sri) e curativas de acordo com o sistema tradicional de medicina da Índia (ver ayurveda).

Uma vez maduras, as sementes apresentam uma coloração azul-escura.1 . Quando são colhidas, as sementes são utilizadas, entre outras formas, na confecção de rosários típicos, o japamala, os quais são especificamente chamados de mālā (em sânscrito). O termo mālā é utilizado tanto para o rosário como para as sementes.

A rudraksha faz parte íntegra do hinduísmo, um dos sistemas religiosos com o histórico mais antigo do mundo, onde há muito vem sendo associada à figura mitológica do Senhor Shiva.2

Semente: As catorze faces da rudraksha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ultrastructural basis and function of iridescent blue color of fruits in Elaeocarpus (publicado em inglês). Lee, D. W.: Nature 349, 260−262 (1991)
  2. Rudraksha Terapia, a terapia iogue das sementes sagradas (publicado em português). Bose, Sandra: Nova Deli, Índia (2007).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.