Ele, o Boto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ele, o boto)
Ele, o boto
Ele, o Boto
Cartaz promocional
 Brasil
1987 •  cor •  106 min 
Género fantasia
romance
Direção Walter Lima Jr.
Produção Lucy Barreto
Luiz Carlos Barreto
Flávio R. Tambelini
Roteiro Lima Barreto (argumento)
Vanja Orico (ideia)
Walter Lima Jr. (roteiro, diálogos e texto de locução)
Affonso Romano de Sant'Anna (texto de locução)[1]
Elenco Carlos Alberto Riccelli
Cássia Kiss
Ney Latorraca
Dira Paes
Direção de arte Paulo Flaksman
Figurino Sérgio Silveira
Edição Mair Tavares
Companhia(s) produtora(s) LC Barreto
Distribuição Embrafilme
Idioma português

Ele, o boto é um filme brasileiro de 1987, dos gêneros fantasia e romance, dirigido por Walter Lima Jr. sobre a lenda amazônica do boto, que supostamente seduz e engravida mulheres.

O roteiro é baseado na história de Lima Barreto e Vanja Orico, adaptado por Tairone Feitosa, Walter Lima Júnior e Affonso Romano de Sant'Anna. A direção de fotografia é de Pedro Farkas. A trilha sonora é de Wagner Tiso. Filmado em Paraty e Paratimirim.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Segundo uma lenda amazônica, em noite de lua cheia, o Boto vem à terra e se transforma em humano, para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens. Uma de suas conquistas é Tereza, filha do pescador Zé Amaro, que engravida. Teresa fica sem o filho, que é solto no mar para viver com os botos, e acaba casando com Rufino, comerciante que explora os pescadores. Tereza começa a perceber que o boto voltou e teme pela irmã mais nova, Corina, que ignora seu admirador, o primo Luciano, que acredita-se ser filho do boto, ao conhecer o ser lendário disfarçado de humano na Noite de São João. Corina é atraída para a água pelo boto e jamais é vista novamente, e Tereza continua recebendo flertes da criatura mítica. Enfurecido pelo pai, Luciano mata o boto e assume seu lugar.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências