Elefante-da-floresta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaElefante-da-floresta
Loxodontacyclotis.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Género: Loxodonta
Espécie: Loxodonta cyclotis
Nome binomial
Loxodonta cyclotis
(Matschie, 1900)

O elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis) é um elefante que habita as florestas da Bacia do Congo. Anteriormente era considerada tanto um sinônimo ou uma subespécie do elefante-da-savana (Loxodonta africana); mas um estudo de 2010 estabeleceu que os dois são espécies distintas. O contestado elefante pigmeu da bacia do Congo, muitas vezes assumido como uma espécie distinta (Loxodonta pumilio) , são provavelmente elefantes-da-floresta cujo tamanho menor e / ou maturidade precoce é devido às condições ambientais.

Características e diferenças entre o elefante-da-savana[editar | editar código-fonte]

As diferenças entre o elefante-da-floresta e o elefante-da-savana são: longa e estreita mandíbula (no elefante-da-savana é curta e larga), as suas orelhas são arredondadas (orelhas de um elefante-da-savana são mais pontiagudas), presas mais retas e mais para baixo, consideravelmente menores, e o tamanho e o número das unhas dos pés. O macho do elefante- da-floresta raramente ultrapassa os 2,5 metros de altura, enquanto o elefante-da-savana tem geralmente mais de 3 metros e, por vezes quase 4 metros de altura.

Elefante-da-floresta macho em uma floresta desmatada, Gabão.

No que diz respeito ao número de unhas: o elefante-da-savana tem normalmente quatro unhas dos pés na pata dianteira e 3 na pata traseira, já o elefante-da-floresta normalmente tem 5 unhas do pé na pata dianteira e 4 na pata traseira (como o elefante-asiático), mas os híbridos entre as duas espécies ocorrem.

Dieta[editar | editar código-fonte]

O elefante-da-floresta é herbívoro e geralmente come folhas, frutos, cascas e, ocasionalmente, visita depósitos de sal e os lambe. Eles comem uma grande proporção de frutas e às vezes são a dispersores único de algumas plantas arbóreas como Balanites wilsoniana e Omphalocarpum.

Conservação[editar | editar código-fonte]

Devido à caça e à alta demanda de marfim, o a população de elefantes-da-floresta se aproximou dos níveis críticos nos anos 1990 e início de 2000.


Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.