Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1984

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1984

1980 ←  → 1988


6 de novembro de 1984
Candidato Ronald Reagan Walter Mondale
Partido Republicano Democrata
Domicílio eleitoral Califórnia Minnesota
Candidato para Vice-presidente George H. W. Bush Geraldine Ferraro
Colégio eleitoral 525 13
Vencedor em 49 estados 1 estado + DC
Votos 54.455.472 37.577.352
Porcentagem 58,8% 40,6%
Resultados do Colégio Eleitoral por estados. Os valores em cada um indica a quantidade de votos, e a cor do estado indica a qual candidato os votos foram atribuídos.

A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1984 foi a quinquagésima eleição presidencial do país. Foi uma disputa entre o então presidente republicano Ronald Reagan, e o ex-vice-presidente democrata Walter Mondale. Reagan foi ajudado por uma forte recuperação econômica após a profunda recessão de 1981-1982. Reagan venceu 49 dos 50 estados, sendo o segundo candidato a consegui-lo (só Richard Nixon na eleição de 1972 o tinha conseguido). Os votos do Colégio Eleitoral que Mondale recebeu vieram apenas do Distrito de Colúmbia e seu estado natal, Minnesota, que ganhou por meros 3.761 votos. Reagan conseguiu 525 votos eleitorais (de um total de 538), sendo o maior total já recebido por um candidato presidencial na história. Mondale recebeu 13 votos eleitorais, sendo também o segundo menor resultado recebido por um candidato, perdendo apenas para Alf Landon com 8 votos em 1936. No voto popular nacional, Reagan recebeu 58,8% contra 40,6% de Mondale. Nenhum candidato, desde então, conseguiu igualar ou superar resultado eleitoral de Reagan de 1984.

Reagan fez campanha em cima de uma economia forte após a era da estagflação da década de 1970 e a recessão de 1981–82, bem como a percepção generalizada de que sua presidência havia supervisionado um renascimento da confiança e prestígio nacional.[1] Aos 73 anos, Reagan era, na época, a pessoa mais velha a ser nomeada por um grande partido para presidente. A campanha de Reagan produziu publicidade televisiva eficaz e neutralizou habilmente as preocupações em relação à idade dele. Mondale criticou as políticas econômicas do lado da oferta de Reagan e os déficits orçamentários e defendeu o desarmamento nuclear e a ratificação de uma emenda constituição em prol da igualdade (o Equal Rights Amendment).

Reagan venceu a eleição por uma margem considerável, vencendo em 49 dos 50 estados da União, tornando esta a segunda eleição no século XX em que um partido ganhou 49 estados. Mondale venceu apenas no seu estado natal de Minnesota (por uma marge de 0,18%) e no Distrito de Colúmbia.[2] Reagan conquistou 525 votos do colégio eleitoral (de 538 possíveis), a melhor marca de qualquer candidato presidencial na história dos Estados Unidos.[3] Em termos eleitorais, a vitória de Reagan nesta eleição foi a maior na história moderna americana; a vitória de Franklin D. Roosevelt em 1936 sobre Alf Landon, onde ele angariou 98,5%, ou 523 votos, do colégio eleitoral de 531, foi o percentual mais largo.[4] Reagan venceu com 58,8% do voto popular contra 40,6% de Mondale. A margem em que ele venceu o voto popular — cerca de 16,9 milhões de votos (54,4 milhões para Reagan contra 37,5 milhões de Mondale)[5][6] — foi menor apenas do que a vitória de Richard Nixon em 1972 sobre George McGovern.[2] Reagan foi o primeiro presidente desde Dwight D. Eisenhower a ser reeleito ganhando a maioria absoluta de votos populares em ambas as campanhas presidenciais.

Reagan, aos 73 anos, foi o homem mais velho eleito presidente até Joe Biden ter sido eleito em 2020. Até 2021, esta foi a última eleição onde um republicano venceu nos estados de Nova York, Washington, Massachusetts, Oregon, Havaí e Rhode Island. Wisconsin também não votaria em um republicano até Donald Trump vencer no estado em 2016.

Até 2021, esta é a eleição presidencial mais recente em que os candidatos presidenciais e vice-presidenciais dos principais partidos já estão mortos.

Processo eleitoral[editar | editar código-fonte]

A partir de 1832, os candidatos para presidente e vice começaram a ser escolhidos através das Convenções. Os delegados partidários, escolhidos por cada estado para representá-los através das primárias, - eleições prévias dentro do partido - escolhem na Convenção Nacional quem será o candidato pelo partido. Os eleitores gerais elegem outros "eleitores" que formam o Colégio Eleitoral. A quantidade de "eleitores" por estado varia de acordo com a quantidade populacional do estado. Em quase todos os estados, o vencedor do voto popular leva todos os votos do Colégio Eleitoral.[7][8]

Indicação do Partido Republicano[editar | editar código-fonte]

Candidatos[editar | editar código-fonte]

Primárias[editar | editar código-fonte]

O presidente Ronald Reagan e o vice-presidente George H. W. Bush na Convenção Nacional Republicana de 1984 em Dallas no estado do Texas.

O então presidente Reagan foi o candidato do Partido Republicano. O resultado do voto popular das primárias - eleições internas do partido - foram:

Reagan foi renomeado por 2.233 votos (dois delegados se abstiveram). Pela única vez na história americana, a chamada vice-presidencial foi tomada em simultâneo com a chamada presidencial. O vice-presidente George H. W. Bush foi nomeado novamente para a vice-presidência.

Votação presidencial Votação vice-presidencial
Ronald Reagan 2.233 George H. W. Bush 2.231
Abstenção 2 Abstenção 2
Jack Kemp 1
Jeane Kirkpatrick 1

Indicação do Partido Democrata[editar | editar código-fonte]

Candidatos[editar | editar código-fonte]

Resultados das primárias do Partido Democrata de acordo com a legenda, representando o candidato vencedor em cada estado.

Primárias[editar | editar código-fonte]

Apenas três candidatos democratas venceram em algumas eleições internas do partido por estado, as chamadas primárias: Walter Mondale, Gary Hart e Jesse Jackson. Inicialmente, o senador por Massachusetts Ted Kennedy, depois de uma tentativa fracassada de conquistar a indicação democrata à presidência em 1980, foi considerado de facto o candidato principal das primárias de 1984. Mas, Kennedy, em última análise recusou a candidatura à presidência, e, o ex-vice-presidente Mondale foi então visto como o favorito para ganhar a nomeação democrata. Mondale tinha o maior número de líderes do partido para apoiá-lo, e ele tinha levantado mais dinheiro para a campanha do que qualquer outro candidato. No entanto, tanto Hart e Jackson surgiram surpreendentementes como sendo os oponentes.

O experiente senador por Carolina do Sul Ernest Hollings tendo apelado a um congelamento do orçamento (fixação dos preços), ele ganhou alguma atenção positiva, mas seu histórico relativo como um conservador alienado a liberais democratas, nunca foi realmente notado em um campo político dominado por Walter Mondale, John Glenn e Gary Hart. Hollings abandonou a campanha dois dias depois de perder a primária em New Hampshire, e endossou Hart, uma semana depois.[10]

Jesse Jackson foi o segundo afro-americano (após Shirley Chisholm) a montar uma campanha nacional para a presidência, sendo o primeiro candidato afro-americano a ser um competidor sério. Ele teve 3,5 milhões de votos durante as primárias, em terceiro lugar atrás de Hart e Mondale. Jackson venceu as primárias na Virgínia, Carolina do Sul, Louisiana e parte do Mississippi, onde houve duas competições separadas para os delegados partidários democratas. Por meio das primárias, Jackson ajudou a confirmar a importância do eleitorado negro para o Partido Democrata na Região Sul dos Estados Unidos na época. Durante a campanha, no entanto, Jackson fez uma referência espontânea em relação aos judeus usando o termo depreciativo "Hymies",[11] e a cidade de Nova York com a derivação depreciativa "Hymietown", na qual mais tarde ele se desculpou. No entanto, a observação foi amplamente divulgada, e prejudicou sua campanha para a nomeação.[12] Jackson acabou ganhando 21% dos votos a nível nacional nas primárias, mas recebeu apenas 8% dos votos dos delegados partidários na convenção nacional, e ele inicialmente acusou que sua campanha foi ferida pelas regras do mesmo partido que permitiu a vitória de Mondale. Ele também desprezou Mondale, dizendo que Hubert Humphrey foi o último político significativo fora da área Minneapolis-Saint Paul.[13]

Gary Hart era uma ameaça mais séria para Mondale, e depois de vencer várias primárias, havia a impressão de que Hart poderia conseguir a nomeação. Hart criticou Mondale como um "antiquado" democrata do New Deal que simbolizava "políticas fracassadas" do passado. Hart posicionou-se (assim como Bill Clinton teria feito oito anos mais tarde) como um democrata mais jovem e mais moderado que poderia apelar aos eleitores mais jovens. Ele surgiu como um candidato formidável, conquistando as primárias de New Hampshire, Ohio, Califórnia, e vários outras, especialmente no Oeste. No entanto, Hart não conseguiu superar as vantagens financeiras e a organização da campanha de Mondale, especialmente entre os líderes sindicais no Centro-Oeste e Nordeste industrial.

Hart foi também prejudicado em um debate televisionado com Mondale durante as primárias, quando o ex-vice-presidente usou um slogan popular da televisão comercial em relação a ridícula vaga plataforma de "New Ideas" (Novas Ideias) de Hart. Mondale disse que Hart quando ouvia falar sobre as "New Ideas", se lembrava do slogan Where's the beef? (Onde está a carne?) da empresa de fast-food Wendy's. O comentário resultou em gargalhadas e aplausos e pegou Hart desprevinido. Hart nunca se recuperou completamente de Mondale, em que as suas "New Ideas" eram superficiais e sem detalhes.

Mondale gradualmente se afastou de Hart na contagem dos delegados partidários a seu favor, mas, como relatou a revista Time no final de maio, "Mondale ... tem uma grande vantagem em quantidade total de delegados (1.564 para 941) ... por causa de suas vitórias nos grandes estados industriais, com seu apoio a partir do estabelecimento Democrata e as disposições misteriosas das regras das seleções dos delegados que ajudou a redigir a sua vitória, há dois anos".[14] Após a primária final na Califórnia, em 5 de junho, em que Hart venceu, Mondale precisaria de cerca de 40 delegados para conseguir a nomeação.[15] No entanto, na Convenção Nacional Democrata em São Francisco em 16 de julho, Mondale recebeu o grande apoio dos superdelegados não eleitos que vieram a partir do estabelecimento do partido para ganhar a nomeação.

Endossos[editar | editar código-fonte]

Convenção[editar | editar código-fonte]

Geraldine Ferraro, a primeira mulher a ser nomeada candidata a vice-presidente por um grande partido (Democrata).

Os resultados da Convenção Nacional Democrata em São Francisco em 16 de julho foram:

Presidente Vice-presidente
Walter Frederick "Fritz" Mondale 2.191 Geraldine Anne Ferraro 3.920
Gary Hart 1.200,5 Shirley Anita St. Hill Chisholm 3
Jesse Louis Jackson, Sr. 465,5
Thomas Francis Eagleton 18
George Stanley McGovern 4
John Herschel Glenn, Jr. 2
Joseph Robinette "Joe" Biden, Jr. 2
Joseph Lane Kirkland 1

Nomeação vice-presidencial[editar | editar código-fonte]

Mondale escolheu a representante Geraldine Ferraro de Nova Iorque como candidata a vice-presidente, fazendo dela a primeira mulher nomeada para essa posição por um grande partido. Mondale queria estabelecer um precedente com o seu candidato à vice-presidência. Uma das razões para a candidata "ir para quebrar" em vez de equilibrar a chapa foi elevar Reagan nas pesquisas; Mondale esperava atrair as mulheres, em 1980 a maioria dos eleitores, escolheram Ferraro. Em um "desfile de candidatos muito criticado da possível escolha vice-presidencial" em sua casa em Minnesota, Mondale considerou a prefeita de São Francisco Dianne Feinstein, a governadora de Kentucky Martha Layne Collins, o prefeito afro-americano de Los Angeles Tom Bradley, e o prefeito hispânico de San Antonio Henry Cisneros, assim como outros finalistas para a nomeação, e escolheu Ferraro, porque ele esperava que ela iria atrair eleitores étnicos com suas origens.[13][28]

Campanha[editar | editar código-fonte]

Mondale fez uma campanha liberal, apoiando o desarmamento nuclear e a Emenda de Direitos Iguais (Equal Rights Amendment - ERA). Ele criticou o que considerava ser injustas políticas econômicas de Reagan, e falou da necessidade de reduzir os déficits do orçamento federal.

Embora a escolha de Ferraro tenha sido popular entre os ativistas democratas, pesquisas imediatamente após o anúncio mostrou que apenas 22% das mulheres se animaram sobre a escolha, versus 18% que concordaram que ela era uma "má ideia". 60% de todos os eleitores acharam que a pressão dos grupos femininos levou a decisão de Mondale, versus 22% que acreditavam que ele tinha escolhido o melhor candidato disponível.[28] Alguns membros da hierarquia da Igreja Católica Romana criticou a católica Ferraro por apoiar o aborto. A resistência de Ferraro para liberar registros financeiros do marido John Zaccaro, as violações na contribuição da campanha, e suas supostas ligações com o crime organizado e a pornografia também foram controversos.[29]

Resultados por condados:

Em campanha no estado de Nova Jersey, na cidade de Hammonton, Reagan disse: "o futuro da América repousa em mil sonhos dentro do seu coração. Apoia-se na mensagem de esperança em canções de um homem que tantos jovens americanos admiram, Bruce Springsteen de Nova Jersey."[30] A campanha de Reagan usou brevemente o "Born in the U.S.A.", uma música criticando o tratamento dos veteranos na Guerra do Vietnã; como uma música de campanha, não havia permissão para o uso, até que Springsteen, um democrata ao longo da vida, insistiu para que eles parassem.

A campanha de Reagan foi muito hábil em produzir publicidade televisiva. Dois dos anúncios mais memoráveis que produziu eram comumente conhecido como "Bear in the woods" (Urso na floresta) e "Morning in America" (Amanhecendo na América).

Havia muitas dúvidas sobre a capacidade de Reagan em suportar as demandas exaustivas da presidência, especialmente após Reagan ter uma fraca exibição em seu primeiro debate com Mondale em 7 de outubro. Ele referiu-se ter começado a ir à igreja "aqui em Washington", apesar de o debate estar ocorrendo em Louisville no estado de Kentucky, ele se referiu aos uniformes militares como sendo um "guarda-roupa", e admitiu estar "confuso", entre outros erros.[31] No entanto, no próximo debate em 21 de outubro, Reagan efetivamente neutralizou o problema satirizando, "Eu não vou fazer uma questão de idade nesta campanha. Eu não vou explorar, para fins políticos, a minha oponente juventude e inexperiência." Mondale riu da piada, e depois lembrou que "se a TV pode dizer a verdade, como você diz que pode, você vai ver que eu estava sorrindo. Mas eu acho que se você observar lá no fim, você verá algumas lágrimas caindo porque eu sabia que ele tinha conseguido. Que era realmente o fim da minha campanha naquela noite, eu acho. Eu andei de folga, e eu estava quase certo de que a campanha tinha acabado, e foi.[32]

Resultados[editar | editar código-fonte]

Resultados finais da eleição para presidente dos Estados Unidos em 1984[33][34]
Candidato a
presidente
Estado de
origem
Candidato a
vice-presidente
Estado de
origem
Partido Voto popular Colégio
Eleitoral
Votos Porcentagem
Ronald Reagan Califórnia George H. W. Bush Massachusetts Republicano 54.455.472 58,77% 525
Walter Mondale Minnesota Geraldine Ferraro Nova York Democrata 37.577.352 40,56% 13
David Bergland Califórnia Jim Lewis Connecticut Libertário 228.111 0,25% 0
Lyndon LaRouche Virgínia Billy Davis Mississippi Independente 78.809 0,09% 0
Sonia Johnson Idaho Richard Walton Rhode Island Partido do Cidadão 72.161 0,08% 0
Bob Richards Texas Maureen Salaman California Populista 66.324 0,07% 0
Dennis Serrette Nova Jérsia Nancy Ross Nova York Nova Aliança 46.853 0,05% 0
Larry Holmes Nova York Gloria La Riva Califórnia Trabalhadores 46.853 0,05% 0
Gus Hall Nova York Angela Davis Califórnia Comunista 36.386 0,04% 0
Melvin Mason Califórnia Matilde Zimmermann Nova York Socialista 24.699 0,03% 0
Outros 49.181 0,05%
Total 92.653.233 100% 538
Necessários para vencer 270

Referências

  1. Raines, Howell (7 de novembro de 1984). «Reagan Wins By a Landslide, Sweeping at Least 48 States; G.O.P. Gains Strength in House». The New York Times. Consultado em 21 de março de 2013 
  2. a b Lou Cannon. «Ronald Reagan: Campaigns and Elections». Miller Center of Public Affairs. Consultado em 5 de setembro de 2020 
  3. «The Reagan Presidency». Ronald Reagan Presidential Foundation. Consultado em 19 de abril de 2008 
  4. Murse, Tom (28 de janeiro de 2019). «The Most Lopsided Presidential Elections in U.S. History: How a Landslide is Measured». ThoughtCo. Consultado em 9 de março de 2019 
  5. «1984 Presidential Election Results». David Leip. Consultado em 25 de maio de 2007 
  6. Peters, Gerhard; Woollley, John T. «Election of 1984». Santa Barbara, California: The American Presidency Project. Consultado em 30 de março de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  7. Eliene Percília. «Como é eleito o presidente nos Estados Unidos». Brasil Escola. Consultado em 19 de julho de 2011 
  8. Camila Mitye. «Como é eleito o Presidente dos Estados Unidos» 🔗. Mundo Educação. Consultado em 29 de dezembro de 2011 
  9. 1984 Presidential Announcement Speech of George McGovern
  10. Skipper, John C. The Iowa Caucuses: First Tests of Presidential Aspiration, 1972-2008, pg. 72-73
  11. Hymies - definition of Hymies by the Free Online Dictionary, Thesaurus and Encyclopedia.
  12. Larry J. Sabato's Feeding Frenzy (21 de julho de 1998). «Jesse Jackson's 'Hymietown' Remark – 1984». Washington Post. Consultado em 26 de maio de 2010 
  13. a b Thomas, Evan; Allis, Sam; Beckwith, David (2 de julho de 1984). «Trying to Win the Peace». Time Magazine 
  14. Kurt Andersen, "A Wild Ride to the End", Time, May 28, 1984. "Mondale ... has a wide lead in total delegates (1,564 to 941) ... because of his victories in the big industrial states, his support from the Democratic Establishment and the arcane provisions of delegate-selection rules that his vanguard helped draft two years ago."
  15. Ruth Marcus, "Parsing Tsunami Tuesday", Washington Post, January 16, 2008
  16. «IA US President - D Caucuses Race - Jan 24, 1984». Our Campaigns. Consultado em 16 de janeiro de 2011 
  17. «NY US President - D Primary Race - Apr 03, 1984». Our Campaigns. Consultado em 16 de janeiro de 2011 
  18. «Candidate - Jim Bates». Our Campaigns. Consultado em 16 de janeiro de 2011 
  19. a b c d «US President - D Primaries - Feb 01, 1984». Our Campaigns. 7 de fevereiro de 2008. Consultado em 7 de março de 2008 
  20. http://www.ourcampaigns.com/RaceDetail.html?RaceID=36271
  21. Plotz, David (1999-08-20) Warren Beatty, Slate.com
  22. «Candidate - Marion S. Barry, Jr». Our Campaigns. Consultado em 16 de janeiro de 2011 
  23. «Candidate - Orval E. Faubus». Our Campaigns. Consultado em 16 de janeiro de 2011 
  24. «MA US President - D Primary Race - Mar 13, 1984». Our Campaigns. Consultado em 16 de janeiro de 2011 
  25. http://www.ourcampaigns.com/RaceDetail.html?RaceID=36236
  26. http://www.ourcampaigns.com/RaceDetail.html?RaceID=34052
  27. http://www.ourcampaigns.com/RaceDetail.html?RaceID=36234
  28. a b Church, George L.; Magnuson, Ed (23 de julho de 1984). «Geraldine Ferraro: A Break with Tradition». Time. Consultado em 26 de março de 2011 
  29. Martin, Douglas (27 de março de 2011). «Geraldine A. Ferraro, First Woman on Major Party Ticket, Dies at 75». The New York Times. pp. A1. Consultado em 26 de março de 2011 
  30. "America's future rests in a thousand dreams inside your hearts. It rests in the message of hope in songs of a man so many young Americans admire, New Jersey's Bruce Springsteen."
  31. 1984 Presidential Candidate Debate: President Reagan and Walter Mondale - 10/7/84. Acesso em 2011-01-15, datado de 10/7/1984
  32. Banville, Lee. «Former Vice President Walter Mondale (Democrat)». Online NewsHour. PBS. Consultado em 26 de março de 2011  If TV can tell the truth, as you say it can, you'll see that I was smiling. But I think if you come in close, you'll see some tears coming down because I knew he had gotten me there. That was really the end of my campaign that night, I think. I walked off and I was almost certain the campaign was over, and it was.
  33. Leip, David. 1984 Presidential General Election Results. Acessado em 05/01/2012.
  34. U. S. Electoral College.(1789-1996) Acessado em 18/12/2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]