Eleições legislativas na Indonésia em 2009

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Indonésia
Indonésia

As eleições legislativas indonésias de 2009 foram realizadas em 9 de abril. Cerca de 1,7 milhão de candidatos de 44 partidos participaram deste pleito e brigaram pelas 18.440 cadeiras em jogo nos diferentes Parlamentos regionais e nacional.

Quietude e violência[editar | editar código-fonte]

O pleito transcorreu de forma tranquila em todo o país, com a ressalva da conflituosa província de Papua, onde cinco pessoas morreram em vários incidentes violentos horas antes da abertura dos colégios eleitorais foram registrados.

Resultados[editar | editar código-fonte]

O Partido Democrata (PD), do presidente Susilo Bambang Yudhoyono, foi o vencedor da votação. Segundo o divulgado, o PD recebeu 25,9% dos votos válidos, uma porcentagem superior à indicada nas enquetes privadas, que oscilaram entre 20,3% e 21%. Na segunda colocação aparece o Partido Democrático da Indonésia para a Luta (PDI-P), da ex-presidente Megawati Sukarnoputri, com 23,8% dos votos, enquanto o Golkar, a antiga plataforma política de Suharto, terminou em terceiro, com 18,7%. Também farão parte da Assembleia Nacional três partidos de perfil islâmico e dois de corte populista, com porcentagens entre 7% e 2,5%, o mínimo requerido por lei. Apenas 8 dos 38 partidos nacionais que participaram das eleições devem conseguir chegar à Assembleia, deixando sem representação parlamentar 30 legendas que acumulam cerca de 20% dos votos.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.