Eleia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Dezembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Escavação na área de Vélia (Eleia), perto de Ascea, Campania, Itália

Eleia, Elea ou Élea[1] (em grego clássico: Ελαία), denominada Vélia na época romana, é uma antiga cidade da Magna Grécia. O sítio arqueológico encontra-se na área da comuna de Ascea, dentro do Parque Nacional do Cilento e do Vale de Diano, província de Salerno, no sul da Itália. As ruínas compreendem muralhas, um teatro, partes de torres e portões e restos de habitações. Foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1998. Nas proximidades existe uma pequena vila ainda habitada.

História[editar | editar código-fonte]

Quando a Fócida foi conquistada por Harpago, general de Ciro, o Grande, alguns fócios, sob a liderança de Creontides, embarcaram com suas famílias e foram até Cyrnus e Massalia, mas sendo derrotados nestes lugares fundaram Eleia[2] .

A cidade foi fundada em torno de 538 a.C.[carece de fontes?], e lá nasceram Parmênides e Zenão[3] , expoentes da chamada Escola eleata.

Política[editar | editar código-fonte]

Segundo Estrabão, a cidade sempre foi bem governada, inclusive com a influência dos filósofos Eleáticos Parmênides e Zenão, e por isso resistiu e triunfou sobre seus vizinhos Leucani e Poseidoniatae, mesmo tendo território e população menores.[3]

Economia[editar | editar código-fonte]

Por ter um solo muito pobre, a economia de Eleia era baseada no mar, com fábricas para o salgamento de peixes e outras indústrias[3] .

Referências

  1. Elea. www.infopedia.pt. Página visitada em 29 de março de 2014.
  2. Antíoco, citado por Estrabão, Geografia, Livro VI, Capítulo 1, 1
  3. a b c Estrabão, Geografia, Livro VI, Capítulo 1, 1
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Velia», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Eleia
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.