Elementos (RPG)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em muitos jogos de RPG, por serem ligados à fantasia, considera os elementos da natureza de forma similar aos estudos dos antigos alquimistas.

Segundo os alquimistas, tudo é composto pela combinação e equilíbrio de 4 elementos: Fogo, Ar, Terra e Água. Sendo esses os principais elementos que aparecem nos jogos.

Quase sempre, os elementos são usados apenas para batalhas e raramente aparecem na história. Um ataque pode usar um elemento e dependendo do alvo os efeitos podem ser diferentes, devido à resistência natural e à defesa que estiver usando. Os elementos têm entre si relações diferentes que varia em cada jogo, o alvo pode ser ou estar fraco ou forte contra o ataque do elemento, podendo receber um dano maior ou menor, não ser afetado ou até absorver o ataque restaurando seu HP, normalmente quando o elemento de ataque é igual ao de defesa. A defesa mágica (defesa contra magia) muitas vezes é usada para o cálculo de dano.

Os elementos são usados como ataque principalmente em magias, sendo também usados com armas especiais (que tem ataque elemental) ou recursos especiais que adicionam um elemento à arma ou ataque. Geralmente os personagens jogáveis não têm fraquesa ou resistência natural a um elemento, o jogador equipa proteções, acessórios ou outros recursos que faz o personagem ter uma defesa elemental.

Cada jogo categoriza de forma diferente os elementos. É comum encontrarmos "triângulo elemental", onde cada elemento é eficiente contra um tipo, mas fraco contra o outro, como o Jó-ken-pô. Alguns outros elementos são introduzidos como Gelo, que está mais relacionado a frio, Raio, que são descargas elétricas, e Luz, relacionado ao bem, e Trevas, relacionada ao mal. Fogo, Gelo e Raio costumam ser os elementos principais em vários jogos, sendo as principais magias de dano na série Final Fantasy.

Em Final Fantasy IX, os elementos são Fogo (forte contra gelo e morto-vivo), Gelo (forte contra fogo e criaturas grandes), Raio (forte contra criaturas aquáticas e máquinas), Terra (não afeta quem está levitando), Água (forte contra fogo), Vento (ou Ar, forte contra quem está voando ou levitando), Sacro (ou Luz, forte contra criaturas das trevas e morto-vivos) e Trevas (forte contra criaturas sagradas, que são poucas).

Em Saint Legend,há oito elementos mágicos,cada um tendo sua cor e efeito.Os oito elementos mágicos são Água, Fogo, Terra, Ar, Luz, Trevas, Eletrecidade e Gelo. Na era de Saint Legend I, somente há quatro cristais elementais (O da Worochi; o do Arco da Vitória; o da Mallewolous e o da Albicilla) sendo que a Worochi não pode empunhar o elemento Trevas e a Mallewolous e a Albicilla não podem empunhar o elemento Luz,mas se alguém empunhar os oito elementos mágicos,ele pode partir em busca do nono elemento mágico, Divindade.

Em Chrono Cross, há seis elementos naturais, cada um é representado por uma cor e tem um elemento natural o posto formando três duplas de elementos naturais opostos. Se o atacante usar um ataque de elemento natural oposto ao Innate do alvo, o dano será maior. No jogo as magias são aplicados usando itens equipados chamados elements, esses elements estão distribuídos nos 6 grupos de elementos naturais. Nesse jogo, todos os personagens e monstros nascem com uma "Innate" definida, que determina sua fraqueza em luta e o elemento natural de suas habilidades especiais. Os elementos são (opostos empareirados): Preto (trevas) e Branco (luz, meteoros, estrelas); Verde (ar, vento, seres vivos (vegetais e veneno)) e Amarelo (terra, trovão); e Vermelho (fogo e magma) e Azul (gelo, água).

Em alguns jogos da série Final Fantasy, o mundo tem 4 cristais que mantém o equilíbrio do mundo. Os personagens lutam para proteger e restaurá-los para evitar que as trevas tome o mundo. O enfraquecimento dos cristais provoca desequilíbrio e desastres na natureza conforme a introdução de Final Fantasy I. Também há novos desenhos animados como Avatar: A Lenda de Aang uma produção da nickelodeon de grande sucesso no Brasil, o desenho mostra um mundo diferente do nosso, em que as pessoas podem controlar ("dobrar") os quatro elementos da natureza: "Água, Fogo, Terra e Ar" tendo como personagem principal o Avatar, que é o único capaz de dobrar todos os elementos e tem função de proteger o mundo.