Elena Naimushina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yelena Naimushina
Елена Наимушина
Informações pessoais
Nome completo Yelena Arkadyevna Naimushina
Modalidade Ginástica artística feminina
Representante União Soviética
Nascimento 19 de novembro de 1964 (49 anos)
Krasnoyarsk - Distrito Federal da Sibéria, União Soviética
Nacionalidade Rússia russa
Compleição Peso: 40 kg Altura: 1,45 m
Nível sênior
Período em atividade 19761981

Yelena Arkadyevna Naimushina em russo: Елена Аркадьевна Наимушина (Krasnoyarsk, 19 de novembro de 1964) é uma ex-ginasta que competiu em provas da ginástica artística pela extinta União Soviética.

Elena foi descoberta durante a realização do Campeonato Soviético de 1978, no qual terminou em terceiro lugar no individual geral. No mesmo ano entrou para seleção do bloco e disputou a Copa Chunichi, na qual encerrou em segundo lugar na disputa do individual geral.

O auge de sua carreira foi 1980, no qual, junto a equipe soviética conquistou a medalha de ouro olímpica por equipes, junto as compatriotas Maria Filatova, Natalia Shaposhnikova, Nelli Kim, Yelena Davydova e Stella Zakharova. Adiante, conquistou um ouro e uma prata na Copa do Mundo de Ginástica em Toronto, na trave e no solo respectivamente. Mais tarde, obteve o mesmo resultado no Campeonato Sovético. No campeonato Moscow World Stars, conquistou uma medalha de ouro na trave, uma de prata nas barras assimétricas, e duas de bronze, uma no solo e outra no individual geral.

Elena ficou conhecida por seu exercício de solo com a música folk russa "Kalinka", que sempre agradava o público durante as competições, embora seu aparelho de melhor desempenho fosse a trave de equilíbrio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.