Elevação (David Brin)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Simbolo da Biblioteca Galáctica

Livros[editar | editar código-fonte]

A série Elevação (Uplift) cria um Universo ficcional em que o conceito principal é o processo de elevação biológica. Esta série de livros foi escrita pelo autor David Brin

Os livros desta série são:

Dois contos fazem parte deste Universo:

Também fazem parte livros para RPG:


História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O Universo fictício criado por David Brin conta como uma civilização intergaláctica que se auto denomina de Civilização das Cinco Galáxias se compõe e como se relaciona. Esta Civilização é constituída por uma quantidade enorme de seres sapientes e é perpetuada pelo acto de Elevação, no qual uma raça patrona modifica geneticamente e culturalmente uma raça pré-sapiente até esta atingir a sapiência. As raças “clientes”, devido a este “serviço”, ficam obrigadas a servir os seus patronos por períodos de cerca de 100.000 anos e formam, com estes, clãs feudais, que ficam responsáveis pelos actos, status e responsabilidades uns dos outros.

Níveis de Espaço[editar | editar código-fonte]

Quando o Universo arrefeceu a partir de uma espuma inchada e sobreaquecida, várias camadas foram aparecendo para formar os variados níveis de espaço real e do hiperespaço. As coalescências deixou imperfeições – limites e fracturas – onde as leis da física se torcem e os atalhos são possíveis.

Espaçonves[editar | editar código-fonte]

Streaker é uma espaçonave no Universo Uplift de David Brin. Ela aparece no livro Startide Rising, e sua saga continua nos livros Infinity's Shore e Heaven's Reach. A sua tripulação é majoritariamente formada por golfinhos geneticamente alterados (uplift), sendo seu capitão o golfinho Creideiki.

Da tripulação fazem ainda parte alguns humanos e um neochimpanzé.


Institutos[editar | editar código-fonte]

Nesta Civilização existem diversos institutos burocráticos que regulam a forma como as raças se comportam entre si e entre esta e as distintas ordens de vida.

Algumas das mais importantes são:

  • Instituto da Biblioteca

Controla a informação armazenada na Grande Biblioteca onde, segundo os padrões da Civilização, todas as respostas se encontram. Também é responsável pelo contacto com outras Ordens de Vida.

  • Instituto da Guerra

Cria regulamentos e normas para que a guerra fique dentro de limites pré estabelecidos e impedir danos na Ecologia dos planetas que possam se tornar palco de batalhas.

  • Instituto da Navegação

Criada para fazer cumprir as normas de migração, exploração e repouso de planetas e observar movimentos de outras Ordens de Vida.

Ordens de Vida[editar | editar código-fonte]

Neste Universo existem oito ordens de Vida Racionais. As várias ordens de vida raramente interagem, mas pode acontecer especialmente quando algum projecto vital exija o trabalho conjunto de duas ou mais ordens.

  • Ordem dos Oxivide

Seres que evoluíram em planetas de atmosferas oxidantes, normalmente respiram oxigénio.

  • Ordem de Hidrogénio

Também conhecidos por Zang´s têm como base o Hidrogénio. Devido a um metabolismo mais lento do que os de Oxivide, reagem de uma forma desagradável à surpresa e imprevisibilidade. Esta ordem apareceu nas grandes atmosferas de planetas gigantes e frios como Júpiter ou Saturno. Como estas atmosferas eram vastas e turbulentas aconteceu que apenas os maiores seres conseguiriam escapar a tempestades e correntes que destruiriam criaturas menores. A evolução da inteligência processou-se de uma forma diferente da que aconteceu com a inteligência Oxivida. Como o encontro entre estes seres era raro, a evolução processou-se de forma que o desenvolvimento aconteceu dentro das suas membranas com o aparecimento de subdivisões internas em que réplicas vivas e modelos que criavam simulações não matemáticas.

  • Ordem das Máquinas

Também chamados de memes, existem de forma independente apenas no Nível de Hiperespaço E.

Vivem nas fendas do cosmos. Apenas recentemente o Instituto da Biblioteca teve contacto explicito com esta ordem.

  • Ordem de vida dos Reformados

Raças antigas que se afastaram das restantes Ordens e vivem perto de pequenas estrelas em Esferas de Dyson ou estruturas fractais. Esta ordem é uma preparação para a Transcendência.

  • Transcendentes
  • Progenitores

Foram a primeira raça que iniciou a Elevação e que muitos dos clãs da Ordem de Oxivide acreditam que evoluíram para lá da Transcendência e regressarão para premiar os clãs merecedores.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]