Elevação de gelo Fletcher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Elevação de Gelo Fletcher)
Ir para: navegação, pesquisa

A Elevação de Gelo Fletcher (78° 20′ S 81° 00′ W), ou Cabo Fletcher, é uma grande elevação de gelo, de 100 milhas de comprimento e de 40 milhas de largura, no lado do sudoeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne. A feição está completamente coberta de gelo e se eleva entre a Corrente de Gelo Rutford e a Angra Carlson. A elevação de gelo foi observada, fotografada e esboçada de forma bruta pelo Tenente Ronald F. Carlson, Marinha dos Estados Unidos, no curso de vôo da aeronave C-130 de 14–15 de dezembro de 1961 partindo do Estreito de McMurdo para esta vizinhança e retornando. Foi mapeada em detalhe pelo United States Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos) (USGS) das imagens Landsat tomadas em 1973-74. Batizada pelo Advisory Committee on Antarctic Names (Comitê Consultivo para Nomes Antárticos) (US-ACAN) recebeu o nome de Joseph O. Fletcher, diretor do Escritório de Programas Polares, National Science Foundation, 1971-74.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Fletcher Ice Rise. Geographic Names Information System (Sistema de Informação de Nomes Geográficos). United States Geological Survey. Página visitada em 2009-11-10.

 Este artigo incorpora material em domínio público do United States Geological Survey , documento "Elevação de gelo Fletcher" (conteúdo do Geographic Names Information System).