Eli Janney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Eli H. Janney, também conhecido por Eli Hamilton Janney ou simplesmente por Eli Janney (Loundoun County, 12 de novembro de 183116 de junho de 1912) foi um inventor estadunidense amador, que idealizou o engate automático de vagões, dos trens ou comboios que conhecemos hoje.

História[editar | editar código-fonte]

Eli Hamilton Janney, Eli H. Janney ou simplesmente Eli Janney nasceu nos Estados Unidos no dia 12 de novembro de 1831 na cidade de Loundoun County no estado da Virgínia. Filho de Daniel Janney e Elizabeth Avis Haines. Após a infância ele estuda brevemente em um seminário e logo depois ingressa na Guerra Civil Americana, então depois da guerra ele é condecorado Major exército dos Estados Confederados da América. Viajando pelo estado como caixeiro ele se instala na cidade de Alexandria, Virgínia e durante as viagens ele tem a idealização do engate automático de vagões que até aquele momento era realizado manualmente com um simples pino em um bloco de madeira entre um vagão, e outro várias vezes tendo presenciado acidentes na hora do engate manual ele, Eli teve a idéia de fazer um engate automático para que não ocorressem mais acidentes.

No dia primeiro de abril de 1873 ele requereu patente para o seu invento no registro de patentes americano, descrevendo todo o seu funcionamento. Após a análise, lhe foi concedida no dia 29 de abril de 1873 a patente de número 138.405 e após a concessão começou a produção do engate automático de vagões.

Patentes[editar | editar código-fonte]