Elisa Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elisa Costa
Prefeita de Bandeira GovernadorValadares MinasGerais Brasil.svg Governador Valadares
Período de governo 1 de janeiro de 2009 a 1 de janeiro de 2017
Antecessor(a) José Bonifácio Mourão
Vida
Nascimento 28 de fevereiro de 1958 (56 anos)
João Neiva
Dados pessoais
Partido PT
Profissão Engenheira

Elisa Maria Costa (João Neiva, 28 de Fevereiro de 1958), é uma política brasileira filiada aos quadros do Partido dos Trabalhadores (PT).

Elisa Costa foi eleita vereadora, por dois mandatos, para a Câmara Municipal de Governador Valadares, em Minas Gerais. Posteriormente foi eleita deputada estadual em Minas Gerais. Engenheira Civil por formação, iniciou sua vida política nos movimentos eclesial, estudantil e sindical. Ela foi profissional técnica da ARDOCE, com sede em Governador Valadares, e no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília. Foi assessora do ministro Patrus Ananias. Entre suas atuações está sua contribuição efetiva para a implantação do festejado Bolsa Família.

Elisa Costa durante carreata política em Governador Valadares em 2010.

Em 5 de outubro de 2008, Elisa Costa foi eleita prefeita municipal de Governador Valadares com o expressivo número de 68.059 votos[1] , tendo vencido o prefeito José Bonifácio Mourão, cujo partido é o PSDB.

Elisa Costa fez como prefeita, grandes investimentos em educação ' , como, a Universidade Federal, Escola em Tempo e Formação Integral e Instituto de Tecnologia. Reformou e ampliou o Hospital Municipal. Construiu mais UBS e a UPA 24h. Trouxe grandes empresas que juntas empregaram mais de 5.000 trabalhadores. Construiu moradias mais de 2.000 famílias, em parceria com o Governo Federal. A Vila Olímpica (construída, já que Valadares será sub-sede das Olimpíadas de 2016), o Parque Municipal e os complexos esportivos nos bairros mais pobres da cidade também foram obras do mandato de Elisa Costa. Foram também revitalizados 30 bairros. O mandato de Elisa também foi marcado por uma crise financeira da Prefeitura, chegando a ser cogitada varias vezes a suspensão do pagamento do 13º salario dos funcionários públicos.

Nas eleições de 2012, Elisa foi candidata novamente. No inicio da campanha chagava a ter 46% de rejeição. Começou nas pesquisas em 3º lugar, atras do ex-prefeito Rui Moreira (PSB) e do ex-vice-prefeito Augusto Barbosa (PSDB), a frente apenas do empresario André Merlo (PDT). Na reta final da campanha, Elisa já liderava todas as pesquisas, seguida por André, e tinha reduzido sua rejeição para 30% do eleitorado. Venceu as eleições com 46.158 votos (32,21%).

Iniciou seu segundo mandato em janeiro de 2013. Entre suas propostas das eleições de 2012, Elisa já conseguiu junto ao Governo Federal verbas para a revitalização do centro, a implantação de corredores exclusivos para ônibus, construção de ciclovias e implantação do Bilhete Único. Também serão reformadas e ampliadas todas as escolas da rede pública municipal.

Precedido por
José Bonifácio Mourão
Prefeita de Governador Valadares
20092012
Sucedido por
'

Referências

http://www.valadares.mg.gov.br/current/noticias/2895-pesquisa_sobre_a_escola_de_tempo_integral_em_valadares_sera_apresentada_nesta_sexta

Ligações externas[editar | editar código-fonte]