Elisama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Elisama é o nome de alguns personagens bíblicos encontrados nos livros históricos do Velho Testamento. O significado do nome em Hebreu é "Deus ouviu". Significado : Meu Deus Ouviu (escutou)

Ocorrências[editar | editar código-fonte]

Existem sete ocorrências na Bíblia do nome, que apesar de no português ser feminino, entre o povo judeu é reconhecido como nome masculino. As vezes em que "Elisama" aparece e que personagens tinham este nome são:

  1. Elisama (filho de Amiúde), avô de Josué.
  2. Filho de Jecamias, da tribo de Judá (1Cr 2:3, 41).
  3. Filho de David, nascido em Jerusalém. Este Elisama é alistado como Elisua em 2 Samuel 5:15, em 1 Crônicas 14:5, e em dois manuscritos hebraicos em 1 Crônicas 3:6. Acha-se em geral que Elisua seja o nome correto, visto que o nome Elisama aparece novamente em 1 Crônicas 3:8, e, portanto, pode ter-se introduzido facilmente no versículo 6 por um erro de escriba. Todavia, visto que o texto massorético hebraico, a Septuaginta grega, a Pesito siríaca e a Vulgata latina rezam "Elisama" em 1 Crônicas 3:6, reteve-se esta forma do nome na Tradução do Novo Mundo, bem como em outras traduções.
  4. Outro filho de David, nascido em Jerusalém (2Sa 5:16; 1Cr 3:8; 14:7).
  5. Sacerdote nos dias do Rei Jeosafá que, junto com outros levitas e príncipes, "dava volta através das cidades de Judá e ensinava entre o povo". — 2Cr 17:1, 7-9.
  6. Secretário na corte do Rei Jeoiaquim (Je 36:12, 20, 21).
  7. Avô de Ismael, assassino do governador judeu Gedalias (2Rs 25:25; Je 41:1-3). Segundo Albert Barnes, este Elisama não seria avô, mas ancestral de Ismael, e idêntico ao filho de Davi nascido em Jerusalém.1

Referências

  1. Albert Barnes, Notes on the Bible (1834), Jeremiah Chapter 41 [em linha]
Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.