Elisha Graves Otis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elisha Graves Otis
Patente de Otis

Elisha Graves Otis (3 de Agosto de 1811 - 7 de Abril de 1861) inventou um dispositivo de segurança em 1852 que possibilitou elevadores muito mais seguros, ao evitar que o cabo de suspensão 'arrebentasse'. Otis nasceu perto de Halifax, Vermont. Mudou-se para Troy, Nova Yorque aos 19, onde viveu por mais 5 anos. Em 1853 fundou am empresa Otis Elevator Company.


Ele foi capaz de inventar um sistema que impedisse uma eventual queda de elevador, de forma que acoplou uma mola resistente de aço preso ao vagão que engrenava com uma catraca caso a corda que iça o elevador arrebentasse.

Otis não sabia que este simples dispositivo de segurança seria capaz de mudar o mundo, e que por seu invento as cidades seriam capaz de crescer verticalmente, saltando para o céu.

Elisha Otis impressionou multidões ao ordenar que cortassem a única corda que segurava a plataforma onde se encontrava com um machado. A plataforma caiu algumas polegadas, mas parou em seguida. O novo freio de segurança impediu que o elevador se chocasse com o chão, revolucionando toda a indústria.

Sr. Otis vendeu os seus primeiros elevadores seguros em 1853. O primeiro elevador de pessoas foi instalado em Nova Iorque em 1857. Após a morte de Elisha, em 1861, seus filhos, Charles e Norton, construíram sua herança, criando a empresa Otis Brothers & Co. em 1867.

A invenção do Sr. Otis aumentou a confiança pública nos elevadores, que foi fundamental no crescimento da construção de arranha-céus. A companhia que ele fundou se tornou a maior companhia de elevadores do mundo. Hoje, é uma unidade da United Technologies Corporation.