Elite de Segurança X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Elite de Segurança X (ESX) é uma equipe de super-heróis mutantes da Marvel Comics. Foi formada logo depois da reconstrução do Instituto Xavier (que foi destruído por Xorn/Magneto) e absorveu a maior parte dos X-Treme X-Men (a principal exceção é Vampira que preferiu ficar na equipe regular dos X-Men).

A ESX tem autorização internacional para atuar contra ameaças envolvendo mutantes na maior parte do globo, inclusive atuando em sinergia com outras forças da lei e recebendo distintivos de identificação. A ESX é liderada por Tempestade e formada por Bishop, Sábia, Míssil (todos ex-X-Treme X-Men), a nova Garota Marvel (Rachel Summers), Noturno e Wolverine. Esse último participa de missões tanto com a ESX quanto com os X-Men regulares, usando um uniforme ligeiramente diferente na ESX.

O roteirista Chris Claremont escreve as histórias da Elite, que são ilustradas por Alan Davis e posteriormente por Oliver Coipel. O roteirista aproveitou a nova equipe pra reintroduzir velhos inimigos, além de criar novos. Foram trazidos de volta Víbora (que desempenhara um papel importante em X-Treme X-Men, durante a invasão de Madripoor por Khan), Sebastian Shawn e o resto do Clube do Inferno, inclusive com uma nova aspirante à posição de Rainha Branca (Ross).

Claremont deu ênfase à participação de Rachel Summers, personagem que já havia sido motivo de briga entre ele e a Marvel. Ao retomar o controle criativo da personagem destacou-a como uma herdeira de sua "mãe" morta (Jean Grey) com ela inclusive assumindo o antigo codi-nome de Jean e um uniforme semelhante ao clássico da Garota Marvel original. Uma cópia da psiquê de Jean Grey auxilia Rachel. Ela se manifesta como um pequeno holograma projetado de um pingente deixado pela verdadeira Jean.

Muitos ex-integrantes da equipe Excalibur aparecem como coadjuvantes nas histórias da ESX, aproveitando as conexões que dois de seus membros (Noturno e Rachel) tiveram com a equipe. Já apareceram como figurantes Alistaire Meggan, seu marido Capitão Britânia e o seu irmão mais velho, o vilão Jamie Bradock. Coincidentemente ou não, o ex-mascote de Kitty Pryde, Lockheed, apareceu na mesma época em Academia X.

As histórias de ESX são publicadas nos Estados Unidos na revista Uncanny X-Men, e no Brasil em X-Men.

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.