Elizabeth Fraser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elizabeth Fraser
Informação geral
Nome completo Davidson Elizabeth Fraser
Nascimento 29 de agosto de 1963 (50 anos)
Local de nascimento Grangemouth
Escócia
Gênero(s) Gothic rock, Ambient, Dreampop, Ethereal wave
Ocupação(ões) Musicista
Vocalista
Compositora
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 1980 - Presente
Afiliação(ões) Cocteau Twins
Página oficial elizabethfraser.com

Davidson Elizabeth Fraser (Grangemouth, Escócia, 29 de agosto de 1963) é uma cantora escocesa, mais conhecida por seu trabalho como vocalista do grupo Cocteau Twins[1] . Seu estilo vocal, melódico e abstrato, e suas letras indecifráveis têm gerado muita discussão ao longo dos anos[2] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Quando o Cocteau Twins lançou seu primeiro LP, "Garlands", em 1982, seu estilo e habilidade vocal surpreendeu a imprensa do Reino Unido, o lendário DJ da BBC, John Peel, teve a banda ao vivo em seu programa de rádio antes mesmo de "Garlands" ser distribuido nas lojas britânicas[3] .

Fraser juntou-se ao Cocteau Twins no início dos anos 80 (o guitarrista da banda, Robin Guthrie, foi seu namorado). Embora o grupo nunca tenha vendido milhões de discos, sua audiência foi sendo ampliada a cada álbum lançado; Além disso, Fraser influenciou bandas como Throwing Muses, The Sundays, Belly, The Cranberries e Sugar Hiccup, este último tem o nome de uma faixa do Cocteau Twins[3] .

As canções do Cocteau Twins compostas por Fraser são freqüentemente caracterizadas como ininteligíveis; a faixa-título do álbum de 1990, "Heaven or Las Vegas", surpreendeu os fãs com as suas palavras relativamente indecifráveis e foi tocada constantemente em rádios de rock moderno. Os Cocteau Twins se separou no final dos anos 90[3] .

Além de seu trabalho com o Cocteau Twins, Fraser colaborou como vocalista nos álbuns de diversos artistas. Em 1986, Fraser cantou em "The Moon and the Melodies", álbum gravado pelos membros do Cocteau Twins e o tecladista e compositor Harold Budd.

Em 1990, participou do EP solo "Candleland" de Ian McCulloch do Echo and The Bunnymen[4] .

Fraser participou no álbum do Massive Attack, Mezzanine[5] , em 1998, com o vocal na Faixa "Teardrop",e em diversos concertos desta banda.

No cinema, mais recentemente, participou da banda sonora do filme O Senhor dos Anéis[6] , contando em diversas faixas.

Em 2009, Fraser lançou o single Moses. O CD traz dois remixes da música Moses, um do músico experimental Thighpaulsandra (Timothy Lewis), e outra de Spaceland[7] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]