Elkhorn (Montana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elkhorn está localizado em: Montana
Elkhorn
Localização de Elkhorn no Montana

Elkhorn é uma pequena cidade fantasma e região censitária no Condado de Jefferson, no estado de Montana, Estados Unidos, situada nas Montanhas Elkhorn na região sudoeste do estado.

Fraternity Hall, o edifício mais bem preservado em Elkhorn

História[editar | editar código-fonte]

Filões de prata, descritos pelos geólogos como enriquecimentos de supergene foram inicialmente descobertos nas Montanhas de Elkhorn por Peter Wys, um imigrante suíço.[1] Seis anos mais tarde, Anton Holterm um capitalista pioneiro de Montana começou a desenvolver a mina.Mais de 14 milhões de dólares de prata foram retirados da mina. Em 1890, foi aprovado o Sherman Silver Purchase Act, dando origem a uma enorme procura pela prata de Elkhorn.

Durante o seu auge, Elkhorn chegou aos 2.500 habitantes, uma escola, hotel, igreja, armazéns, salloons e também bordéis.Tal como aconteceu noutras cidades mineiras, Elkhorn foi povoada principalmente por imigrantes europeus casados.[2] Em 1893, o Fraternity Hall foi construído para atividades sociais e ainda hoje permanece como um dos edifícios mais bem preservados em Elkhorn.

Nos anos que seguiram ao boom da prata, a prosperidade de Elkhorn começou a decair. Uma epidemia de difteria também atingiu a cidade, resultando num número elevado de mortos, em especial de crianças. .[2] Pouco tempo depois, o serviço ferroviário deixou de funcionar em Elkhorn e só um número reduzido de habitantes permaneceu na cidade.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo o censo de 2010, Elkhorn tinha 10 habitantes.[3]

Referências

  1. «Elkhorn, MT». Consultado em 1 de dezembro de 2010 
  2. a b «The Montana Ghost Town Preservation Society-Elkhorn». Consultado em 1 de dezembro de 2010. Arquivado do original em 29 de abril de 2010 
  3. USA Census Bureau. «American Factdfinder- results». Consultado em 21 de julho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]