Ella de Deira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Ælla (Ella, Aella) (morto em 588) foi o primeiro rei de Deira de que se tem notícia. Um de seus filhos foi Edwin da Nortúmbria, e sua filha Acha foi mulher de Etelfrido de Bernícia e mãe de Osvaldo da Nortúmbria.

De acordo com a Crônica Anglo-Saxã, tornou-se rei no mesmo ano que Ceawlin de Wessex, após a morte de Ida de Bernícia, e governou por trinta anos. A crônica, no entanto, assinala o ano 588 como o da morte de Ella, que teria sido sucedido por Ethelric. Foi possivelmente por isso que Florence de Worcester mudou a data da ascensão de Ella ao trono para 559.

Os manuscritos de Matthew Parker e suas subsequentes cópias preservam a seguinte genealogia de Ella:

Ella foi filho de Yffe, que era filho de Uxfrea, que era filho de Wilgisl, filho de Westerfalca, filho de Sæfugl, filho de Sæbaldo, filho de Segegeat, filho de Swebdæg, filho de Sigegar, filho de Wædæg, que era filho de Odin".

Pouco se conhece de Ella, mas supõe-se ter sido mencionado na Saga de Gautrek, na qual recebe a visita do rei Gautrek.

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.