Ellen Baker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ellen Baker

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Nascimento 1 de Dezembro de 1951 (63 anos)
Fayetteville, Estados Unidos
Ocupação
atual
médica
Tempo no espaço 28d 14h 31m
Missões STS-34, STS-50, STS-71
Insígnia
da missão
Sts-34-patch.pngSts-50-patch.pngSts-71-patch.png

Ellen Louise Shulman Baker (Fayetteville, 27 de abril de 1953) é uma médica e astronauta norte-americana. Veterana de três missões espaciais, hoje ocupa o cargo de chefe da seção médica-educacional do departamento de astronautas da NASA.

Baker entrou para a NASA em 1981, trabalhando como médica baseada no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas. Selecionada para o curso de astronauta da NASA em 1984, foi qualificada em junho de 1985 e a partir daí tem exercido diversos cargos e funções em apoio às operações do ônibus espacial e da Estação Espacial Internacional.

Foi pela primeira vez ao espaço em outubro de 1989, na missão Atlantis STS-34, a missão que colocou a sonda Galileu em órbita e a caminho de Júpiter. Nela, Baker realizou diversas experiências médicas em microgravidade. Segunda missão, em junho/julho de 1992, na nave Columbia STS-50, foi a primeira com um período extenso de duração, duas semanas, e a tripulação realizou experiências nos campos da dinâmica de fluido, crescimento de cristais e biologia.

Seu terceiro e último voo espacial foi na Atlantis STS-71, em junho de 1995, aos 44 anos. Esta foi a primeira do programa Shuttle-Mir, a primeira acoplagem e troca de tripulação entre um ônibus espacial dos Estados Unidos e uma estação orbital russa. A Atlantis também levou ao espaço o laboratório científico Spacelab, onde várias experiências conjuntas dos dois países foram realizadas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronautas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.