Ellen Pompeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ellen Pompeo
Ellen Pompeo na première do filme 27 Dresses.
Nome completo Ellen Kathleen Pompeo
Nascimento 10 de novembro de 1969 (45 anos)
Everett, Massachusetts
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge Chris Ivery[1] (2007 - presente)
IMDb: (inglês)


Ellen Kathleen Pompeo (Everett, 10 de novembro de 1969) é uma atriz norte-americana, conhecida por sua pequena participação como Karen Page no filme Daredevil e por seu papel como Meredith Grey, protagonista da aclamada série Grey's Anatomy.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

Ellen Pompeo nasceu no estado de Massachusetts. Chegou a morar em Nova York, mas foi no período em que morou em Miami, trabalhando como garçonete, que conheceu o fotográfo Andrew Rosenthal, com quem acabaria se relacionando. Quando Rosenthal decidiu se mudar para Nova York, Ellen o acompanhou.

Já em Nova York, Ellen tornou-se bartender no famoso bairro do SoHo. E foi justamente lá que um agente a abordou, oferecendo-lhe a oportunidade de aparecer em comerciais.

Tudo começou com comerciais para o Citibank e a L'Oreal, pequenas participações em filmes como Strangers with Candy e uma série de papéis em filmes de pouco destaque.

Rosenthal realmente acreditava no potencial e no talento de Ellen, e sentia que ela possuía tudo que era necessário para se tornar uma grande atriz, dizendo-lhe que, enquanto ela levasse aquele objetivo à sério, ele a ajudaria no que fosse necessário para se estabelecer e, consequentemente, se lançar no caminho do sucesso.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Rosenthal, determinado a levar a sério a carreira de Ellen no cinema, alugou uma casa em Los Angeles no ano de 2001. Uma vez na cidade, Ellen teve a chance de ser filmada pelo diretor Brad Silberling no filme Moonlight Mile.

Após mais de uma década juntos, Ellen e Andrew encerraram seu relacionamento, em 2003. Pompeo estrela o hit Grey's Anatomy, além de já ter participado de episódios de Law & Order e Friends.

No cinema, participou de filmes como Daredevil, Old School e Catch Me If You Can.

Elen Pompeo é agora conhecida em todo o mundo, devido à sua participação em Grey's Anatomy, série da ABC que pode ser visualizada em Portugal tanto na RTP2 como na FOX LIFE ou no Brasil tanto pelo SBT quanto a Sony. A atriz interpreta o papel de Meredith Grey, protagonista da série.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Pompeo está casada com o produtor musical Christopher Ivery desde 2007. Os dois se conheceram em uma loja em 2003 e começaram a namorar seis meses depois. Aos 39 anos, Ellen deu à luz sua primeira filha, Stella Luna, que nasceu em 15 de Setembro de 2009.[2]

Meredith Grey[editar | editar código-fonte]

Ellen Pompeo, estrela como Meredith Grey na série Grey's Anatomy, ela é uma das personagens principais que está presente desde o primeiro dia da série. Esta, inicia e encerra todos os episódios com frases marcantes que nos fazem refletir um pouco mais a vida e a superar um pouco os problemas.

Graduada em Medicina pelo Dartmouth College, filha de uma médica cirurgiã de renome, Ellis Grey, que sofre da doença de Alzheimer e que viria a morrer na série. Esta, viveu uma paixão pelo chefe de Meredith, Dr. Webber. O seu pai, Thatcher, deixou a mãe e toda a família quando Meredith era muito nova. No entanto, volta a casar e tem outros filhos, entre os quais Lexie Grey que aparece na quarta temporada da série como interna de sua melhor amiga, a dra. Cristina Yang.

Meredith conhece Cristina Yang ( Sandra Oh ), uma interna determinada e competitiva no início de seu estágio em cirurgia cardíaca, personagem que torna-se sua melhor amiga, ou o que ela chama de "sua pessoa".

Meredith vive na casa da mãe e tem como companheiros Izzie Stevens e George O'Malley. A partir da terceira temporada, Alex Karev muda-se para a casa de Meredith, logo após o casamento de George O'Malley e Callie Torres.

Meredith envolve-se com Derek Shepherd em algo que lhe parecia como um caso de uma noite, até descobrir, no seu primeiro dia em Seattle Grace, no início de sua carreira de residente cirurgiã, que Derek também é médico e o seu chefe. Eles continuam o envolvimento, mantendo um certo segredo, em razão da posição de Derek Shepherd. O caso de ambos termina com o regresso da esposa de Derek Shepherd, Addison Montgomery, que Meredith desconhecia completamente. Contudo, retomam o namoro algum tempo depois, durante o processo de divórcio de [[Derek Shepherd|Derek], e depois casam-se e adotam uma menininha vinda da África, chamada Zola, que foi a paciente de [Derek Shepherd /Patrick Dempsey].

Meredith Grey envolveu-se, também, num caso de uma noite, com George O'Malley que desde o primeiro dia em que a viu ficou apaixonado. Agora, no final da nona temporada, Meredith teve o pequeno Bailey.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Título em português Papel Notas
1999 8 1/2 x 11 Mulher dos recursos humanos
Coming Soon Garota irritada
2000 Eventual Wife Beth
In the Weeds Martha
2002 Moonlight Mile Bertie Knox
Catch Me If You Can Marci
2003 Daredevil Karen Page
Old School Nicole
Undermind Flynn
2004 Nobody's Perfect Veronica
Art Heist Sandra Walker
2005 Life of the Party Phoebe Elgin

Televisão[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Título em português Papel Notas
1999 Strangers with Candy Lizzie Abrams 2 episódios
1996/2000 Law & Order Jenna Webe 2 episódios
2000 Get Real Nina Adler 1 episódio
2001 Strong Medicine Quincy Dunne 1 episódio
The Job Sue 1 episódio
2004 Friends Missy Goldberg 1 episódio
2005/2014 Grey's Anatomy Dr. Meredith Grey Todos os episódios

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios
Ano Resultado Premiação Categoria Título
2005 Indicada Teen Choice Award Performance estreante - feminino Grey's Anatomy
2006 Indicada Teen Choice Award TV - escolha de atriz Grey's Anatomy
Indicada Screen Actors Guild Awards Performance marcante de elenco em série de drama Grey's Anatomy
2007 Venceu Screen Actors Guild Awards Performance marcante de elenco em série de drama Grey's Anatomy
Venceu Satellite Award Melhor atriz Grey's Anatomy
Indicada Globo de Ouro Melhor atriz Grey's Anatomy
2008 Indicada Screen Actors Guild Awards Performance marcante de elenco em série de drama Grey's Anatomy
2013 Venceu People's Choice Awards Performance marcante de elenco em série de drama Grey's Anatomy

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]