Ellie Goulding

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ellie Goulding
Informação geral
Nome completo Elena Jane Goulding[1]
Nascimento 30 de Dezembro de 1986 (27 anos)
Local de nascimento Hereford, Herefordshire,
 Inglaterra
 Reino Unido
Gênero(s) Indie pop, electropop, synthpop, folktronica
Instrumento(s) Voz, guitarra, bateria, piano, clarinete, tambor
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 2007–presente
Gravadora(s) Neon Gold, Polydor, Cherrytree, Interscope
Afiliação(ões) Starsmith, Diana Vickers, Gabriella Cilmi, Tinie Tempah, Erik Hassle, Lissie, Frankmusik, Lena Meyer-Landrut, Mumford & Sons, Ed Sheeran
Página oficial Elliegoulding.com

Elena Jane Goulding (30 de Dezembro de 1986, Hereford, Inglaterra),[2] mais conhecida pelo seu nome artístico Ellie Goulding é uma cantora e compositora inglesa. Ellie chegou a fama depois de alcançar o topo do "BBC Sound of 2010" e ganhar o Critics Choice Award no BRIT Awards 2010. No final de 2009, assinou com a 'Polydor Records', depois disso, lançou seu primeiro EP (extended play) intitulado An Introduction to Ellie Goulding. Em 2010 lançou seu primeiro álbum, Lights. O álbum foi relançado em 2010, sob o título Bright Lights. Em 2012 lançou um novo álbum de estúdio,Halcyon.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Hereford, Inglaterra, no dia 30 de dezembro de 1986, filha de Arthur e Tracey Goulding. Ellie é a segunda de quatro filhos. Foi educada na Lady Hawkins School em Kington, Herefordshire e Sixth Form College Hereford, antes de passar para a Universidade de Kent, onde foi a aconselhada a tirar um ano de intervalo para poder exercer seu talento. [1] Ellie começou a tocar clarinete e guitarra e escrever suas próprias músicas de amor. Enquanto freqüentava a Universidade de Kent para estudar dramaturgia, e era exposta a música eletrônica, ela desenvolveu seu som, inicialmente, com a ajuda de Frankmusik na música "Wish I Stayed", e, posteriormente, com Starsmith, que se tornou seu colaborador chefe e principal produtor de seu primeiro álbum, Lights. Isto resultou em sua saída da universidade após dois anos de estudo, e um de intervalo com seus tutores, se mudou para West London.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2010 Goulding começou a namorar com o DJ Greg James, da BBC Radio 1. No entanto, Goulding expressou sua afeição pelo jogador de Gales e do Real Madrid, Gareth Bale e Ozil .Porém os dois nunca foram vistos em público. Namorou com o DJ e produtor Skrillex desde março de 2012, até novembro de 2012. Depois disso também namorou com o ator Jeremy Irvine. Recentemente, Goulding confirmou seu namoro com o baixista da banda inglesa McFly, Dougie Poynter.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Assinou contrato com a Polydor Records em setembro de 2009, seu primeiro single "Under the Sheets" foi lançado pelo selo independente Neon Gold Records, em vez da Polydor, para que Ellie não fosse colocada sobre muita pressão. Estreou na BBC Radio 1 em 30 de Setembro de 2009, desde então ganhou muito airplay. Foi lançado digitalmente no Reino Unido em 15 de novembro de 2009 , e chegou ao número cinquenta e três na UK Singles Chart. Em outubro de 2009, ela visitou o Reino Unido com Little Boots. Em 30 de outubro de 2009 apresentou as canções "Under the Sheets" e "Guns and Horses" como convidada no 'Later... with Jools Holland'. "Wish I'd Stayed" foi o single da semana na iTunes Store UK de 22 a 28 dezembro de 2009. Ellie providenciou os vocais da versão remix de Starsmith da canção "Sleepyhead", da banda americana Passion Pit.

2009: Lights[editar | editar código-fonte]

Ellie se apresentou em Amesterdã em 2010. Antes do lançamento de seu álbum de estreia, foi anunciado que Ellie alcançou o topo da 'BBC Sound of 2010', pesquisa que mostra a opinião dos críticos, etc., sobre as principais opções para astros e artista que farão sucesso no próximo ano. Ela também ganhou o Critics 'Choice Awards em 2010 no BRIT Awards, o que faz dela a segunda artista, a ganhar tanto a enquete, quanto o Critics 'Choice.
O primeiro álbum de Goulding, 'Lights', foi lançado pela Polydor em 1 de Março de 2010, precedido pelo segundo single "Starry Eyed" que foi lançado em 22 de fevereiro de 2010 e chegou a número quatro na UK Singles Chart. Na maioria do álbum, Goulding trabalhou com o produtor inglês Starsmith. Chegou a número um na UK Albums Chart e número doze na Irish Albums Chart em março de 2010. "Guns and Horses", foi lançada como terceiro single do álbum em 17 de maio de 2010, chegando ao número vinte e seis na parada do Reino Unido. Lançada em 9 de agosto de 2010, "The Writer" seguiu como quarto single do álbum, atingindo a posição dezenove no Reino Unido. Juntamente com o lançamento de seu álbum de estréia, Goulding co-escreveu uma música com George Astasio, Gabriella Cilmi, Jason e Pebworth Shave Jon Shave, para o segundo álbum da Cilmi, Ten, intitulada "Love Me Cos You Want To". Ela também co-escreveu três canções para o álbum de estréia de Diana Vickers, "Songs from the Tainted Cherry Tree", intituladas "Remake Me + You", "Notice" e "Jumping Into Rivers" (todos as três co-escritas com Vickers e Guy Sigsworth). Goulding está embarcando na sua tour, Lights Tour no Reino Unido, acompanhada pelo Primary 1. Ela também acompanhou John Mayer em sua turnê britânica em maio de 2010. Ela se apresentou em 25 de Junho na quadragésima edição do Glastonbury Festival e deve se apresentar em diversos outros festivais de música em todo o Reino Unido, incluindo o V Festival de 2010 e o Bestival. Uma faixa do Lights, "Everytime You Go", foi tocada na série americana '''The Vampire Diaries'''. A canção foi apresentada na primeira temporada, episódio vinte e dois, intitulado "Founder's Day". A música "Your Biggest Mistake" foi usada em um episódio de "The Inbetweeners". A música Starry Eyed foi tocada na série americana '''Awkward'''. Goulding escreveu algumas letras para o álbum de Tinie Tempah, "Disc-Overy", e depois cantou alguns vocais de apoio na canção. Ficou conhecida como Queen blond a Rainha loira.

2010-2012: Bright Lights[editar | editar código-fonte]

Em 29 de novembro de 2010, Goulding re-lançou seu álbum de estréia, Lights, Bright Lights é o título do relançamento. A primeira música de trabalho do relançamento, é uma regravação do clássico de 1970 do cantor Elton John, "Your Song", que foi lançada em 12 de novembro de 2010. A canção atingiu número dois na UK Singles Chart, sendo a mais bem colocada da cantora. Em janeiro de 2011, a cantora pop britânica entra com o pé direito na nova década ao retornar extremamente elegante e iluminada no vídeo oficial da faixa título de seu primeiro álbum, "Lights". No vídeo músical, com quase quatro minutos de duração, a inglesa dança em cenários psicodélicos e toca instrumentos de luz. No começo de abril, Goulding iniciou a divulgação de seu álbum na América, se apresentando em programas como Saturday Night Live e Jimmy Kimmel Live. Quase um ano após o lançamento do single, Ellie divulga Lights no The Ellen Degeneres Show, o que faz da música um sucesso nas rádios americanas. Até o momento, a posição mais alta de Lights nos Estados Unidos foi a 2ª posição na Hot 100 da Billboard. Além disso, a canção alcançou as primeiras colocações nos charts Pop Songs, Radio Songs e On-Demand Songs. [3] .

2012-presente: Halcyon[editar | editar código-fonte]

Em 8 de outubro, seu álbum de estúdio,Halcyon, foi lançado no Reino Unido, sendo lançado no dia 9 para os americanos. Antes da estreia, foi lançando o clipe da música "Hanging On" (cover da banda Active Child) que contou com participação do rapper Tinie Tempah, servindo como divulgação do CD. A música "I Know You Care" foi incluída no longa Now Is Good e também ganhou clipe, junto com imagens do filme. Em 17 de agosto de 2012, foi lançada Anything Could Happen, primeiro single oficial do CD, composta por Ellie e Jim Eliot, alcançando o 1º lugar em sua melhor posição no Hot Dance Club Songs da Billboard, a música foi apresentada em vários programas, ganhando inclusive covers no programa The X Factor USA e na série Glee. Ellie fez parte da trilha sonora oficial do filme Amanhecer – Parte 2 com a musica "Bittersweet". Ellie também fará parte da trilha sonora de Jogos Vorazes: Em Chamas com a música "Mirror", e em 2014, fará a trilha sonora do filme Divergente, com a música "Beating Heart".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
  • 2010: Lights
  • 2010: Bright Lights (relançamento do Lights)
  • 2011: Lights US
  • 2012: Halcyon
  • 2013: Halcyon Days (relançamento do Halcyon)
Extended plays
  • 2009: An Introduction to Ellie Goulding
  • 2010: iTunes Festival: London 2010
  • 2010: Run Into the Light
  • 2012: iTunes Festival: London 2012
  • 2013: iTunes Festival: London 2013
  • 2014: Lollapalooza: Brasil

Referências

  1. Births England and Wales 1837–2006 Findmypast.co.uk. Visitado em 2011-07-13.
  2. Ellie Goulding (em inglês) BBC BBC Music (2009). Visitado em 14 de janeiro de 2013.
  3. Billboard. http://www.billboard.com/album/ellie-goulding/lights/1485978#/song/ellie-goulding/lights/24903043. Página visitada em 02 de outubro de 2012.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Precedido por
Little Boots
Sound of...
2010
Sucedido por
Jessie J