Elon Musk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elon Musk
Elon Musk
Elon Musk na SpaceX em 2012
Nome completo Elon Reeve Musk
Conhecido(a) por SpaceX, PayPal, Tesla Motors, Hyperloop, Zip2, Solar City
Nascimento 28 de junho de 1971 (52 anos)
Pretória, Gauteng, África do Sul
Nacionalidade sul-africano, canadiano, norte-americano
Fortuna Aumento 13,1 bilhões de dólares (Março de 2015)[1]
Filho(a)(s) 5 meninos
Ocupação Empresário, inventor, investidor
Cargo CEO e CTO da SpaceX,
Engenheiro de produto e CEO da Tesla Motors,
Chairman da SolarCity
Assinatura

Elon Reeve Musk (Pretória, 28 de junho de 1971) é um empreendedor bilionário sul-africano, canadiano/norte-americano envolvido na estruturação de empresas como Paypal, SpaceX e Tesla Motors.

Carreira

Em 1982 criou seu próprio vídeo game que mais tarde foi vendido para uma empresa sul-africana por 500 dólares. Formou-se em economia pela Universidade da Pensilvânia e um ano depois obteve um diploma de física. Mudou-se para a Califórnia e fundou a empresa Zip2, uma companhia que desenvolvia conteúdo para portais de notícias.

Em 1999 a empresa foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em acções. Aos 28 anos se tornou milionário. Mais tarde conseguiu a venda do PayPal para o eBay por 1,5 bilhão de dólares.

Em janeiro de 2011 uma de suas empresas, a SpaceX, tornou-se a primeira a vender um voo comercial à Lua. A missão, marcada para 2013, foi contratada pela empresa Astrobotic Technology, tendo como objectivo colocar um pequeno jipe na superfície lunar, o que não aconteceu. Em 2012 encerrou o projeto do Tesla Roadster, o primeiro modelo da sua autoria, um carro totalmente elétrico que custava cerca de 92 mil dólares. O próximo lançamento da Tesla Motors será o Model S, igualmente movido a bateria e que pode ser vendido a 50 mil dólares.[2][3]

Hyperloop

Em 2013 apresentou o Hyperloop, um novo conceito de transporte de alta velocidade.

O Hyperloop consiste em um tubo de baixa pressão com cápsulas, transportadas a grande velocidade ao longo do tubo. Permitirá viajar a alta velocidade, aproximando-se dos 1200 km/h.

A construção da ligação entre Los Angeles e San Francisco custaria 6 bilhões de dólares (4,5 bilhões de euros), muito menos do que os 70 a 100 bilhões de dólares (52 a 75 bilhões de euros) previstos para o comboio de alta velocidade.

Este meio de transporte será menos vulnerável aos sismos e menos exposto aos acidentes do que o comboio e o avião, “porque não se pode despenhar ou descarrilar”.

O projeto do Hyperloop é apresentado como economicamente viável para ligações inferiores a 1500 km. O preço de uma viagem entre Los Angeles e San Francisco seria de 20 dólares para os 35 minutos de viagem.[4][5]

Em 2015, a Hyperloop Transportation Technologies anunciou que chegou a acordo com a Oerlikon Leybold Vacuum (uma empresa especializada em sistemas de vácuo) e com a Aecom (uma companhia de engenharia de design) para trabalharem em parceria na construção do Hyperloop. Engenheiros da Boeing e da SpaceX já estão envolvidos no projeto. No total, já há 400 profissionais a trabalhar no Hyperloop.

Estas empresas preveem começar a construir uma ligação em tamanho real e já pronta para receber passageiros em 2016. A “pista” de testes, localizada em Quay Valley (na Califórnia), vai ter cerca de 8 quilómetros.[6]

Bombardear Marte com armas nucleares

Em setembro de 2015, declarou que quer bombardear Marte com armas nucleares.

Elon Musk defende que esta é a melhor forma de tornar o planeta vermelho habitável e mais parecido com a Terra, derretendo as calotas polares e libertando o dióxido de carbono acumulado sob a superfície, o que estimularia o efeito de estufa e tornaria o planeta mais quente.[7]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.