Elvira Afonso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Elvira de Castela)
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Elvira Afonso (10711151), foi uma filha ilegítima do rei Afonso VI de Leão e Castela e da nobre castelhana Ximena Moniz, portanto irmã de Teresa de Leão, a mãe de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Afonso VI de Leão e Castela teve outras duas filhas chamadas Elvira, suas meias irmãs legítimas, e que não devem ser confundidas:

Elvira de Castela casou-se em 1094 com o conde Raimundo IV de Toulouse. Antes de acompanhar o marido para a Terra Santa na Primeira Cruzada em 1096, nasceu:

Depois da morte de Raimundo em Trípoli, a 28 de Fevereiro de 1105, Elvira casou-se, a ca. 1117, com Fernando Fernández, de quem teve:

  • Diego Fernández
  • García Fernández
  • Teresa Fernández de Vilalobos, a esposa do conde Ossorio Martines, pais de vários filhos, incluindo a Elvira Ossorio, a esposa de Guterre Roiz de Castro, e Jimena, que casou com Rodrigo Guterres Girão.
Precedida por:
Ema de Mortain
Condessa de Toulouse
Blason Languedoc.svg

1094 - 28 de fevereiro de 1105
Sucedida por:
Helena da Borgonha
Precedida por:
Estabelecimento do Condado
Condessa de Trípoli
Armoiries Tripoli.svg

1102 - 28 de fevereiro de 1105
Sucedida por:
Helena da Borgonha
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.