Emínio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Criptopórtico do antigo forum de Aeminium, sob o Museu Machado de Castro.

Emínio (em latim Aeminium) é uma antiga cidade romana construída onde hoje está a atual cidade portuguesa de Coimbra.

História[editar | editar código-fonte]

Emínio localizava-se junto à estrada romana que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga), passando também por Conímbriga, importante cidade situada 20 km ao sul de Emínio. Os saqueios de Conímbriga pelos suevos na década de 460 fizeram com que muitos de seus habitantes fugissem para Emínio, o que terminou levando à mudança do nome de Emínio para Coimbra no século VI[1] .

Vestígios[editar | editar código-fonte]

Em Emínio conserva-se um criptopórtico, no local onde hoje está implantado o Museu Machado de Castro. Este criptopórtico foi construído em dois andares. No piso superior, uma galeria em forma de II envolve outra do mesmo traçado. Em cada braço, três passagens dão acesso de uma a outra galeria, no topo as galerias também comunicam umas com as outras. A construção desta estructura foi a solução encontrada pelos engenheiros romanos para ultrapassar o declive natural do terreno, criando-se uma plataforma artificial onde foi implantado o fórum da cidade.

Figuras históricas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Ring T.,Salkin R.M.,La Boda S.. International Dictionary of Historic Places: Southern Europe. Taylor & Francis, 1996. [1]
  2. http://www.estudioshistoricos.com/articulo/jlv/jlv_08.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Aeminium no Museu Machado de Castro [2]